Skip to content

31 de outubro de 2014

Nova Orleans pós-Katrina, por Dave Anderson

Retrato de Dave Anderson

Para mostrar as consequências do furacão Katrina, que em 2005 atingiu a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, Dave Anderson adotou uma estratégia que estabelece um limite espacial para a investigação: o fotógrafo debruçou-se sobre uma única quadra da cidade, apresentando a reconstrução das casas e o cotidiano daqueles que enfrentaram a catástrofe.

Foto: Dave Anderson

Foto: Dave Anderson

O ensaio deu origem ao livro One Block: A New Orleans Neighborhood Rebuilds [Uma quadra: um bairro de Nova Orleans em reconstrução]. O registro de detalhes das casas e de situações corriqueiras revela o tipo de abordagem do fotógrafo ao lidar com o cenário devastado. “Não parecia certo fotografar pessoas. Eram tempos tão brutais”, conta Anderson ao The New York Times.

Foto: Dave Anderson

Foto: Dave Anderson

O fotógrafo acompanhou a reconstrução da quadra situada entre as ruas Chartres Street, Douglas Street, Caffin Avenue e Flood Street. Ao falar com os moradores do local, fazia questão de enfatizar que não esperava “salvar o mundo” com as suas fotos, mas que se preocupava com o que acontecia na cidade e naquela quadra em específico.

Foto: Dave Anderson

Foto: Dave Anderson

Nas imagens, percebe-se a proximidade alcançada por Anderson em relação aos fotografados, resultado de uma imersão cuidadosa desenvolvida entre 2006 e 2010. Além disso, se pensarmos em momentos críticos da história norte-americana, podemos relacionar a série One Block ao ensaio icônico de Dorothea Lange sobre as consequências da quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929 – em ambos, imagens que mostram os esforços para retomar a vida em momentos de crise.

Foto: Dave Anderson

Foto: Dave Anderson

Comments are closed.