Skip to content

14 de outubro de 2015

Jana Romanova: gestações e expectativas

 

 

O ensaio Waiting [À espera] da fotógrafa russa Jana Romanova nasceu um pouco por acaso. Ela havia fotografado um casal de amigos que esperava um bebê e se impressionara com a imagem. Ao longo do desenvolvimento do ensaio, no entanto, Jana descobriu muito mais do que beleza: as fotos fizerem emergir o contexto social de uma geração que nasceu nos anos 1980 e cresceu logo após a queda do governo soviético.

 

 

 

 

“Me dei conta de que não estava observando apenas pessoas dormindo em diferentes posturas, mas também seu entorno: pantufas, sofás, celulares, brinquedos, laptops, roupas de cama do Star Wars – tudo isso conta uma história incrível sobre a geração à qual pertenço”, conta a fotógrafa. Nesse sentido, o momento presente dos fotografados estabelece um diálogo com o que há por vir a partir da gravidez.

 

 

 

 

O resultado do ensaio, reunido em livro, mostra imagens de 40 casais, aqueles que toparam expor um pouco da sua intimidade – de um total de aproximadamente 300 pessoas com quem a fotógrafa entrou em contato. A quantidade (40) é uma referência ao período habitual de uma gravidez, embora a série não mostre uma sequência lógica de etapas da gestação.

 

 

 

 

A captação das imagens teve seus desafios técnicos, afinal, Jana precisava subir em um escada nas primeiras horas da manhã, enquanto os fotografados ainda dormiam, e posicionar uma câmera – apoiada num monopé – sobre os casais, utilizando um disparador remoto. Afora o equilíbrio e a força sobre a escada, a fotógrafa lembra que a presença de animais domésticos era mais um fator a ser considerado para não interromper o sono dos casais.

 

 

 

 

Jana Romanova vive em São Petersburgo, na Rússia. Seu trabalho concentra-se em questões sociais relacionadas a Rússia pós-União Soviética e é mais comumente apresentado em formato de fotolivro. Suas fotografias já foram publicadas em revistas como Russian Reporter, British Journal of Photography e OjodePez, entre outras, além de participar de diversos festivais ao redor do mundo.

 

 

 

Comments are closed.