Skip to content

27 de janeiro de 2012

1

Gjon Mili, o fotógrafo que brincava com a luz

Gjon Mili no seu estúdio em Nova Iorque, 1983.

O fotógrafo Gjon Mili nasceu na Albânia, em 1904, mas mudou-se para os Estados Unidos aos 15 anos de idade. Uma década depois, começou a trabalhar como fotógrafo freelancer na Revista Life, onde permaneceu pelo resto de sua vida. Em 45 anos de profissão, viajou por lugares do mundo inteiro retratando celebridades, artistas, esportes, shows, arte e arquitetura.

Billie Holiday cantando 'Fine & Mellow' com Cozy Cole, James P. Johnson, 1941. Foto: Gjon Mili.

St. John's Defeating Bradley, 1951. Foto: Gjon Mili.

Alfred Hitchcock dirigindo Joseph Cotten e Teresa Wright em 'Shadow of a Doubt', 1942. Foto: Gjon Mili.

Com conhecimentos em engenharia, Mili sempre foi um fotógrafo autodidata. Nos anos 1930, em parceria com Harold Edgerton do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, foi pioneiro no uso de flash fotográfico para a captação de imagens (na época, o recurso era utilizado apenas para interesses científicos). Mili passou a utilizar luz estroboscópica para captar diversas cenas em uma única exposição — e usou essa técnica para estudar o movimento de bailarinos, malabaristas, patinadores e músicos. Esses estudos culminaram no vídeo Jammin’ The Blues, dirigido por ele e lançado pela Warner Bros. Usando imagens multiplicadas, o filme mostrou músicos de Jazz de maneira inédita, que muito lembra suas fotografias.

Gene Krupa, 1941. Foto: Gjon Mili.

Do it this way, 1943. Foto: Gjon mili.

Nude descending staircase, 1942. Foto: Gjon Mili.

Mili foi um dos precursores do light painting (ou “pintura com luz”), junto com Frank Gilbreth e Man Ray, que já haviam explorado a técnica em 1914 e 1935, respectivamente. Tudo começou quando, em 1940, colocou pequenas luzes nas botas de patinadores e deixou o obturador aberto. O resultado foi um ensaio que inspiraria ninguém menos que Pablo Picasso. Ao ser enviado ao sul da França para fotografá-lo, em 1949, mostrou-lhe as fotos e criou sua mais famosa série utilizando o recurso, Picasso’s Light Drawings (algo como “Os desenhos de luz de Picasso”). Imediatamente inspirado, o pintor espanhol pegou uma lanterna e fez desenhos no ar enquanto Mili fotografava. A mais famosa dessas imagens é Picasso Draws a Centaur (“Picasso Desenha um centauro”).

Picasso light painting, 1949. Foto: Gjon Mili.

Picasso draws a centaur, 1949. Foto: Gjon Mili.

Running Man, por Picasso. Foto: Gjon Mili.

Trecho do filme “Jammin’ the Blues”, dirigido por Gjon Mili.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments