Skip to content

14 de novembro de 2012

George Steinmetz: belezas aéreas e desertas

George Steinmetz posando para uma foto de passaporte em Tamanrasset, Algeria.

Membro do time de profissionais que contribui regularmente com a National Geographic, o fotógrafo George Steinmetz já publicou mais de 30 ensaios importantes na revista, além de 25 reportagens na GEO Magazine alemã. Mais conhecido por seu trabalho com fotografia de exploração, dedica-se hoje a descobrir alguns dos segredos que restam no mundo: desertos remotos, culturas obscuras e os mistérios da ciência e da tecnologia. Seu mais recente livro e exposição, Desert Air (2012), é uma pioneira e completa coleção de fotografias aéreas de “desertos extremos”, aqueles que recebem menos de quatro centímetros de precipitação anualmente. As imagens foram registradas ao longo de 15 anos e vão do Deserto de Gobi, na China, ao Saara, no norte da África. São algumas delas que ilustram este post.

Foto: George Steinmetz.

Foto: George Steinmetz.

As fotografias da obra foram feitas através de um paraglider motorizado descrito por Steinmetz como uma “cadeira de jardim voadora”, a mais lenta e silenciosa aeronave do mundo. Com esse equipamento, o fotógrafo não apenas pode decolar e pousar sem uma permissão governamental, mas consegue que suas imagens tenham a profundidade de campo que caracteriza seu trabalho, celebrado tanto pelo realismo quanto pelo pictorialismo e a plasticidade.

Foto: George Steinmetz.

Foto: George Steinmetz.

As fotografias são permeadas pela narração das aventuras que Steinmetz viveu ao fazê-las – do contrabando de sua aeronave experimental na Líbia até a prisão por espionagem no Irã. Formado em Geofísica pela Universidade de Stanford, começou sua carreira, e a sua coleção de boas histórias, atravessando a África de carona durante dois anos e meio, período no qual aprendeu a fotografar como autodidata. Em uma das paradas mais importantes da jornada, no Deserto do Saara, sonhou pela primeira vez em sobrevoar sua vasta e surreal paisagem. Vinte anos depois, retornou com seu próprio avião, registrando as imagens que para alguns críticos definem toda sua vida como fotógrafo e explorador.

Foto: George Steinmetz.

Foto: George Steinmetz.

George já ganhou inúmeros prêmios e menções em seus 25 anos de carreira, incluindo dois primeiros lugares na categoria Ciência e Tecnologia do World Press Photo.

Foto: George Steinmetz.

Foto: George Steinmetz.

Foto: George Steinmetz.

Foto: George Steinmetz.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments