Skip to content

13 de agosto de 2014

Finbarr O’Reilly: portas como metáfora

Retrato de Finbarr O’Reilly

O fotógrafo canadense Finbarr O’Reilly produziu uma série de fotografias que apresentam portas de edificações da província de Helmand, no Afeganistão. Metafóricas, as fotos permitem diversas associações relacionadas à leitura das imagens e à própria situação política do país.

Foto: Finbarr O’Reilly

Foto: Finbarr O’Reilly

“As notícias dos últimos meses andavam tão carregadas de imagens violentas que eu queria oferecer algo de uma zona de conflito que fosse mais reflexivo e menos orientado por um viés jornalístico”, explica o fotógrafo ao The New York Times.

Foto: Finbarr O’Reilly

Foto: Finbarr O’Reilly

Na tipologia de O’Reilly enxergamos variados tipos de construções, com portas igualmente distintas entre si – das mais precárias até as que trazem materiais industrializados.

Foto: Finbarr O’Reilly

Foto: Finbarr O’Reilly

“Essas portas simbolizam o caráter fechado da sociedade afegã, bem como o fato de que os soldados norte-americanos são tolerados, mas não totalmente bem-vindos pela população local. Suponho que, de certa forma, elas também refletem minha frustração em relação a não ter acesso às pessoas enquanto acompanho campanhas militares”, interpreta o fotógrafo.

Foto: Finbarr O’Reilly

Foto: Finbarr O’Reilly

A repetição leva a um olhar mais cuidadoso – quase um jogo de sete erros – em direção às imagens. O que há no entorno das portas? Quando apresentam lacunas, o que deixam ver? Por que estão fechadas? O que há por trás delas?

Foto: Finbarr O’Reilly

Foto: Finbarr O’Reilly

Como revela o próprio fotógrafo quando fala da sua busca por imagens mais reflexivas, podemos questionar até que ponto as fotografias de uma zona de conflito – ou qualquer imagem – nos mostram ou ocultam aspectos de um determinado contexto. Em outro nível, se pensarmos nos movimentos do fotógrafo em uma cobertura, chegamos a outras perguntas: por quais portas um fotógrafo deve tentar passar? De que forma deve bater na porta? Quais devem permanecer fechadas?

Foto: Finbarr O’Reilly

Foto: Finbarr O’Reilly

Finbarr O’Reilly é fotógrafo da Reuters em Dakar, no Senegal. Possuí vínculos com as universidades de Harvard e Columbia, nos Estados Unidos. Começou sua carreira jornalística escrevendo matérias e realizou coberturas na África ao longo de dez anos. Em 2005 foi premiado pelo World Press Photo e desde então tem seu trabalho reconhecido em concursos, exposições e publicações internacionais.

Comments are closed.