Skip to content

17 de abril de 2015

Felipe Dana: rostos da cracolândia

 

 

Fotojornalista da Associated Press, Felipe Dana aproximou-se de um dos grupos mais marginalizados e estigmatizados da sociedade brasileira: usuários e ex-usuários de crack, bem como outros frequentadores das cracolândias do Rio de Janeiro. Em sua abordagem, no lugar da denúncia de uma situação – como estamos acostumados a ver –, encontramos uma tentativa de humanizar o assunto por meio de retratos e das histórias que os acompanham.

 

Retrato de Patricia Sebastião - 22 anos

 

Retrato de Daniela Pinto - 39 anos

 

Na série, observa-se um estúdio improvisado em meio à cracolândia. Ao redor dos fotografados, um modesto fundo branco isola os rostos, deixando ver, no entanto, o contexto onde estão situados.

 

Retrato de Anderson Pereira - 23 anos

 

Retrato de Eduardo Santos de Souza - 46 anos

 

A estratégia é dupla: não simplesmente descontextualizar os fotografados, tampouco mostrá-los imersos naquela realidade, mas tentar conciliar suas singularidades com aquele espaço de convivência comum a todos.

 

Retrato de Douglas Wallace - 26 anos

 

Retrato de Renato Dias - 39 anos

 

Nas histórias que acompanham a série, descobrimos sujeitos e suas particularidades – histórias de família, crenças, desejos. Não um ensaio sobre “craqueiros”, e sim rostos e relatos individuais, com nome e sobrenome.

 

Retrato de Carla Cristina - 26 anos

 

Retrato de José Maurício Oliveira - 41 anos

 

Felipe Dana iniciou sua carreira aos 15 anos, trabalhando como assistente de fotografia em eventos. Estudou fotografia e passou a atuar em trabalhos comerciais e como fotógrafo de agências como Getty Images. Em 2009, decidiu dedicar-se exclusivamente ao fotojornalismo. Desde então, busca documentar as consequências das transformações na periferia do Rio de Janeiro motivadas pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016. Já recebeu prêmios internacionais, inclusive do World Press Photo.

 

Retrato de Andrea, ou "Loira"

 

Retrato de Lucilene Gomes - 44 anos

 

Comments are closed.