Skip to content

12 de novembro de 2014

Entre a noite e o dia, por Bob Avakian

Retrato de Bob Avakian.

Os momentos que antecedem o amanhecer fascinam o fotógrafo norte-americano Bob Avakian. Vivendo em Martha’s Vineyard, uma ilha na costa nordeste dos Estados Unidos, ele sai de casa à noite para encontrar uma luz bastante específica no ensaio Between Night and Day [Entre a noite e o dia].

Foto: Bob Avakian.

Foto: Bob Avakian.

“Há sempre um elemento de surpresa no meu trabalho. Quando estou na rua, posso ter momentos difíceis enquanto componho o plano e ajusto o foco da câmera. Somente quando retorno ao computador descubro o que realmente estava fotografando”, explica.

Foto: Bob Avakian.

Foto: Bob Avakian.

O tempo de exposição das imagens varia de 30 segundos a oito minutos. Toda essa dedicação em relação à fotografia é relativamente recente: nas últimas três décadas, Bob trabalhou na construção civil e limitava-se a fotografar amigos, familiares e projetos da sua atuação profissional. Nos últimos anos, Bob passou a se envolver mais intensamente com a fotografia e já recebeu uma série de prêmios.

Foto: Bob Avakian.

Foto: Bob Avakian.

“Gosto de pensar minha câmera como um espelho de mão dupla que permite enxergar meu entorno ao mesmo tempo em que me torno mais consciente de mim mesmo”, conta Bob. “Quando fotografo, de madrugada, todas as preocupações desaparecem e a minha noção de tempo se dissolve. Uma consciência mais elevada toma conta e dirige minha atenção para o desafio de revelar a quietude e solidão que experimento”, completa.

Foto: Bob Avakian.

Foto: Bob Avakian.

Comments are closed.