Skip to content

30 de julho de 2014

Elena Shumilova e o mundo das crianças

Retrato de Elena Shumilova

Ao adquirir sua primeira câmera profissional, a fotógrafa russa Elena Shumilova decidiu retratar um contexto extremamente próximo: a rotina de seus dois filhos e sua relação com os animais. Embora iniciante, em pouco tempo Elena conseguiu produzir um ensaio de forte apuro técnico e apelo emocional.

Elena Shumilova

Elena Shumilova

Enquadramentos precisos, gamas cromáticas coerentes e narrativas cuidadosamente pensadas estão presentes em todas as imagens. Todo esse cuidado faz com que as fotografias ganhem um caráter cinematográfico. Cada uma delas evoca possíveis histórias de tramas imaginadas.

Elena Shumilova

Elena Shumilova

Além do afeto entre a fotógrafa e os fotografados, claramente expresso nas imagens, as composições brincam com as diferenças de escala entre as crianças e o seu entorno – amplas paisagens, longas estradas e até mesmo um cachorro muito maior do que o seu pequeno dono.

Elena Shumilova

Elena Shumilova

A infância que Elena Shumilova retrata é repleta de fantasia e descobertas cotidianas. O universo que ela constrói nas fotografias, embora bastante calcado na beleza e harmonia dos planos, dá margem também a certo mistério. Por mais próximo que se esteja, algo parece seguir guardado pelas crianças, em um mundo ao qual os adultos já não têm acesso.

Elena Shumilova

Elena Shumilova

Comments are closed.