Skip to content

1 de maio de 2015

Edward Burtynsky: paisagens em crise

 

 

O fotógrafo Edward Burtynsky é conhecido por ensaios que mostram dilemas ecológicos da modernidade – em geral, paisagens com grande apelo estético que, no entanto, sofrem com problemas de poluição e de acidentes decorrentes da ação do homem. No post de hoje vemos as imagens da série Água.

 

 

 

“Queria entender a água: o que é e o que deixa para trás quando partimos. Queria entender nosso uso e desuso, mostrar evidências da sede global e das fontes ameaçadas”, explica o fotógrafo.

 

 

 

Burtynsky percebeu que o elemento era uma constante de sua carreira. “Eu documento paisagens que, belas ou monstruosas, ou como uma estranha combinação das duas, claramente não são vistas de um mundo inesgotável e sustentável.” E completa: “Espero que essas imagens possam estimular um pensamento sobre algo que é essencial para a nossa sobrevivência”.

 

 

 

Edward Burtynsky nasceu em 1955, em St. Catharines, Ontario (Canadá). Estudou fotografia na Ryerson University e em seguida fundou o Toronto Image Works, um importante centro de referência para fotógrafos da cidade. Suas paisagens fazem parte das coleções de importantes museus como MoMa, Guggenheim de Nova York, Reina Sofia (Madri) e Los Angeles County Museum of Art.

 

 

 

Comments are closed.