Skip to content

25 de fevereiro de 2015

Daria Tuminas: a fantasia de Ivan e Lua

O ensaio Ivan e a Lua da fotógrafa Daria Tuminas aproxima-se de forma afetiva e cuidadosa da convivência dos irmãos Ivan e Andrey (apelidado de Lua), no norte da Rússia. O post de hoje traz algumas imagens dessa jornada ao universo bastante particular da dupla, repleto de fantasia e de uma relação íntima com a natureza.

“Meu objetivo é seguir os irmãos ao longo de suas vidas – eu os conheci em uma viagem de estudos sobre folclore – e ‘documentar’ coisas que são impossíveis de documentar: o mundo de fantasias de um menino, fantasmas, deuses, espíritos, a própria magia”, conta o fotógrafo.

Um clima de mistério perpassa as imagens, e mesmo os rostos de Ivan e Andrey se confundem nas fotografias. O que importa, portanto, não é uma descrição objetiva de quem são eles e do que fazem. A matéria invisível da relação entre os irmãos e do contato deles com o entorno é o que atrai o olhar do fotógrafo.

Sem apresentar uma sequência clara de eventos na narrativa, Daria dá espaço para que também nós, que observamos as fotos, possamos participar das situações e mergulhar na fantasia – a propósito, já assumida no título da série, que adota o apelido de Andrey, situando as imagens no plano da ficção criada pelos irmãos.

Nascido em 1984 na cidade de São Petersburgo, Daria vive atualmente em Amsterdam, integrando a redação da revista FOAM. Estudou literatura russa e folclore na Universidade de São Petersburgo e fez mestrado em estudos fílmicos e fotográficos na Universidade de Leida (Holanda). Ivan e a Lua é seu primeiro projeto autoral.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments