Skip to content

10 de julho de 2015

Conhecidos de Vista, de Letícia Lampert

 

 

Os limites entre o público e o privado, demarcados por janelas de apartamentos, ganham evidência na série Conhecidos de Vista (2013), de Letícia Lampert. A fotógrafa parte do gesto corriqueiro de olhar pela janela de casa para trazer à tona questões em torno da vida nos centros urbanos – desde a paisagem que se constrói nas áreas de maior concentração habitacional até os aspectos subjetivos da convivência nesses espaços, nos quais, com frequência, pouco sabemos de nossos vizinhos, ao mesmo tempo tão próximos e tão distantes.

 

 

 

“Fui pedindo permissão para entrar em alguns apartamentos e assim fotografar o ponto de vista que a janela deles oferecia, buscando, posteriormente, fazer o mesmo no prédio da frente, rebatendo a imagem exatamente no mesmo ângulo”, conta a fotógrafa. Ao visitar essas fronteiras do cotidiano de Porto Alegre, Letícia passou também a colher depoimentos dos moradores, ampliando ainda mais as conexões etnográficas e urbanísticas do projeto.

 

 

 

As imagens revelam ambientes interiores de estilos variados. Ao observá-los, é como se também nós, espectadores, nos colocássemos diante de uma janela a contemplar, indiscretamente, fragmentos da intimidade do vizinho, em um jogo de aproximações e distanciamentos, hesitação e curiosidade em relação ao outro.

 

 

 

Letícia Lampert tem formação em Design – Programação Visual, pela Ulbra e em Artes Visuais – Fotografia, pela UFRGS – onde concluiu mestrado em Poéticas Visuais, em 2013. No mesmo ano, foi vencedora do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger na categoria Trabalhos de Inovação e Experimentação e do III Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea. Em 2009 recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Fotografia, pelo projeto Escala de Cor das Coisas, que foi também contemplado com patrocínio do Fumproarte para sua publicação como livro. Em 2008 realizou sua primeira exposição individual, em Porto Alegre, onde apresentou o projeto (des)construções, seguida de Escala de Cor das Coisas, em 2009, Nalgum lugar entre lá e aqui, em 2012 e Conhecidos de Vista, em 2013.

 

 

Comments are closed.