Skip to content

11 de fevereiro de 2015

Cidades difusas, por Marc Yankus

Retrato de Marc Yankus.

“Sou especialmente fascinado pela cidade em seus raros momentos de tranquilidade – quando ela cai no marasmo, quando desperta para um novo dia. Por vezes, a cidade é total abstração: formas e luzes difusas, sombras espectrais. Nesses momentos de repouso transitório, quando seus elementos são provisoriamente encobertos por ternura, certo tipo de beleza envolve mesmo as cenas mais mundanas. Meu trabalho busca capturar essa inevitável qualidade.” As palavras do artista nova-iorquino Marc Yankus, em entrevista à revista Zoom, descrevem de forma bastante precisa a poética dos seus trabalhos.

Foto: Marc Yankus.

Foto: Marc Yankus.

Interessado por arte desde pequeno, já na infância Yankus visitava o MoMA, acompanhado de sua mãe. Estudou artes na School of Visual Arts, em Nova York, com ênfase em aulas de ilustração. Aos 20 anos, durante um recolhimento a que se viu obrigado por questões de saúde, passou a produzir colagens. Daí surgiram os primeiros convites de publicações como o The New York Times.

Foto: Marc Yankus.

Foto: Marc Yankus.

A experimentação com a fotografia iniciou de fato nos anos 1980, durante viagens de Yankus pela África e pela Europa. Sua produção fotográfica apresenta certa atmosfera de suspensão do tempo, com um caráter pictórico que remete às ilustrações que conferiram notoriedade a Yankus – seus trabalhos estampam desde capas de livros até cartazes da Broadway.

Foto: Marc Yankus.

Foto: Marc Yankus.

Nascido em 1957, Yankus vive e trabalha no bairro de Greenwich Village, em Nova York. Suas fotografias e ilustrações já foram expostas no Brooklyn Museum e na George Eastman House (Rochester, Nova York), entre outros espaços. Escritores como Salman Rushdie e Philip Roth são apenas dois exemplos de autores da literatura que tiveram capas de livros assinadas por Yankus. Ele também possui obras que integram a coleção permanente de instituições como Museum of Fine Arts de Houston, The New York Historical Society e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Foto: Marc Yankus.

Foto: Marc Yankus.

Comments are closed.