Skip to content

8 de outubro de 2014

Atmosferas gaúchas de Eurico Salis

“Há tanta variedade na paisagem quanto há na cara das pessoas”. Com essa frase, Luis Fernando Verissimo abre o texto de introdução do livro Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem, do fotógrafo Eurico Salis. E de fato, a obra apresenta o estado em sua diversidade geográfica e étnica – índios guaranis da Barra do Ribeiro, pecuaristas de origem alemã em Westfália, descendentes de poloneses de Dom Feliciano, entre outros rostos e localidades. No post de hoje, trazemos uma parte desse ensaio, resultado de uma série de viagens realizadas entre agosto de 2011 e fevereiro de 2013.

Foto: Eurico Salis

Foto: Eurico Salis

Ao descrever seu processo de trabalho, Salis resgata o conceito de “instante decisivo”, de Cartier-Bresson, para sugerir, no entanto, uma abordagem que vai por um sentido inverso. “Muitas vezes o olhar do fotógrafo está extremamente relacionado a captar uma atmosfera, e essa atmosfera nem sempre se dá em um instante”, conta o fotógrafo. “Em alguns lugares fui quatro, cinco, seis vezes”, relembra.

Foto: Eurico Salis

Foto: Eurico Salis

“É uma experiência da tua vida. Não é só de fora pra dentro, é de dentro pra fora”, conta o fotógrafo, narrando o envolvimento com os personagens dos retratos. Acompanhada na publicação por textos do jornalista Renato Dalto, a série tem um antecedente que inspira o título do trabalho: em 1959, ano em que Salis nasceu, seu avô Eurico Jacintho Salis lançava o livro O Solo e o Homem no Rio Grande do Sul, uma pesquisa sobre a formação histórica do estado, com apresentação de Erico Verissimo.

Foto: Eurico Salis

Foto: Eurico Salis

Embora as publicações tenham vieses distintos, a obra do avô marcou a infância do fotógrafo. Uma referência afetiva, como as ruas de Bagé, onde Salis viveu até os 22 anos. “O patrimônio arquitetônico da cidade foi muito importante. Portas, janelas, entradas de luz no meio dos casarões, encima dos telhados…”, recorda Salis, que já publicou livros como Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais e Cidades Gaúchas – Paisagens Urbanas.

Foto: Eurico Salis

Foto: Eurico Salis

Foto: Eurico Salis

Foto: Eurico Salis

Comments are closed.