Skip to content

7 de janeiro de 2015

A visão do alto de Alex MacLean

 

Retrato de Alex MacLean

 

Ao explorar perspectivas aéreas, o fotógrafo norte-americano Alex MacLean apresenta um mundo de formas no limiar da abstração. Construções, ruas e estradas convertem-se em linhas, pontos, círculos, retângulos, losangos que compõem imagens por vezes semelhantes a pinturas.

 

 

 

Chama ainda mais atenção a técnica empregada pelo fotógrafo, conforme matéria da revista Wired: pilotando um Flight Design CT de dois assentos, ele realiza manobras de 45 graus, circundando a área escolhida para a captura e fotografando pela janela esquerda da aeronave. MacLean leva consigo duas câmeras e cinco lentes que variam de 27 a 400 mm.

 

 

 

Embora também fotografe paisagens rurais, percebe-se um forte interesse de MacLean por questões em torno das cidades, especialmente em relação a forma como o planejamento urbano configura áreas residenciais.

 

 

 

O olhar irônico e o ponto de abstração que se revelam nas imagens remetem às fotografias de Andreas Gurski. Assim como o fotógrafo alemão – nas imagens de um supermercado ou da Bolsa de Valores do Kuwait, por exemplo –, MacLean nos mostra um mundo um tanto surreal e abre possibilidades para pensarmos sobre o tempo em que vivemos.

 

 

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments