Skip to content

8 de maio de 2015

As escadarias de Philipp Götze

 

 

“Quando visito uma nova cidade, sempre gosto de fotografar, pelo menos, uma escadaria.” Com essa obsessão, o fotógrafo alemão Philipp Götze registra interiores de edifícios de cidades europeias. A atenção do fotógrafo é dedicada especialmente às escadas, observadas de ângulos que criam espirais no plano da fotografia.

 

 

 

“É mais frequente encontrar essas escadas por acaso, como resultado de uma busca por edifícios de maior porte que dão a impressão de ter escadas espaçosas em seu interior”, conta Philipp. “No entanto, não gosto de contar somente com a sorte, por isso faço uma mínima pesquisa prévia”, completa.

 

 

 

Nas buscas, Philipp acaba descobrindo histórias de moradores, projetos e da própria arquitetura de bairros e cidades. Pouco a pouco, o fotógrafo desenha um mapa de estilos e de ideias por trás dos projetos.

 

 

 

A tipologia construída pelo fotógrafo, ao mesmo tempo que informa sobre a linguagem arquitetônica dos espaços, leva a um ponto de abstração quando vista em conjunto. As espirais ganham evidência e revelam formas variadas – das mais curvilíneas àquelas mais angulares.

 

 

 

Outro aspecto é a escolha das tomadas a 90 graus, que subverte algumas noções espaciais. Nas fotografias, as escadarias registradas por Philipp têm sua tridimensionalidade transformada, dando a impressão, por vezes, de que estamos diante de uma pintura.

 

 

Comments are closed.