Skip to content

28 de novembro de 2015

Anand Varma: fotografando parasitas

 

 

Graduado em Biologia, o fotógrafo Anand Varma uniu sua formação ao interesse pela fotografia no ensaio Mindsuckers. Combinando rigor científico e senso estético, Varma fotografou parasitas em uma série repleta de desafios.

 

 

 

 

Ao longo de aproximadamente quatro semanas, Varma acompanhou os ciclos de vida de alguns parasitas. Por vezes, foi necessário esperar o instante exato em que determinado momento dramático da relação entre parasita e hospedeiro se tornava visível – ou seja, uma sequência de tentativas e erros nos quais Varma, com frequência, atrasava-se por segundos e precisava aguardar um novo recomeço do processo.

 

 

 

 

Como inspiração para as fotografias, Varma buscou imagens de filmes noir, histórias em quadrinhos e desenhos japoneses. As imagens venceram um dos prêmios do World Press Photo 2015.

 

 

 

 

Anand Varma cresceu em Atlanta, nos Estados Unidos. Começou a fotografar com a câmera do seu pai, interessando-se pelo natureza. Graduou-se em Biologia na Universidade de Berkeley e mais tarde passou a fotografar em laboratórios, contribuindo para a divulgação científica de experimentos. Em 2010, recebeu a bolsa Young Explorer da National Geographic Society. Desde então, também contribui para a revista.

 

 

Comments are closed.