Skip to content

12 de setembro de 2014

Ajustes íntimos de Laura Stevens

Retrato de Laura Stevens

Na série Another November [Outro novembro], Laura Stevens decidiu enfrentar o término de um relacionamento de forma criativa: construiu cenas nas quais mostra “momentos íntimos de ajustes”, nas palavras da fotógrafa, tendo como modelos amigas suas e mulheres que encontrou pelas ruas de Paris.

Foto: Laura Stevens

Foto: Laura Stevens

Outro novembro situa-se em um presente nostálgico no qual as memórias são construções inevitavelmente descoloridas, mirando o passado com um olhar ainda não familiarizado com a perda”, define Laura. Ainda segundo a fotógrafa, o ensaio permitiu observar a sua experiência recente desde outros pontos de vista.

Foto: Laura Stevens

Foto: Laura Stevens

A composição e a gama de cores das fotografias fazem lembrar o trabalho de Gregory Crewdson. Criam uma atmosfera cinematográfica, como se as imagens fossem fragmentos de um filme. A solidão das personagens, por outro lado, remete às mulheres das pinturas de Edward Hopper, misteriosas e absortas em seus pensamentos.

Foto: Laura Stevens

Foto: Laura Stevens

Gestos e olhares sobressaem-se nas imagens, convidando para um olhar mais atento não só em relação às personagens, como também aos entornos e aos objetos que compõem as cenas. São esses detalhes que diferenciam as fotografias uma da outra e conferem singularidade a cada figura retratada por Laura.

Foto: Laura Stevens

Foto: Laura Stevens

Vivendo atualmente em Paris, Laura Stevens estudou artes e design, realizando mais tarde um mestrado em fotografia na Universidade de Brighton. Seu trabalho já recebeu diversos prêmios e participou de exposições em instituições como a National Portrait Gallery. Além de desenvolver trabalhos pessoais, contribui com ONGs e periódicos como The Times Magazine, Washington Post, Le Monde e Forbes Magazine.

Foto: Laura Stevens

Foto: Laura Stevens

Comments are closed.