Skip to content

16 de outubro de 2014

A tipologia de interiores de Menno Aden

Retrato de Menno Aden

A partir de um ponto de vista não usual, o fotógrafo alemão Menno Aden produz uma tipologia de espaços arquitetônicos residenciais e corporativos de Berlim na série Room Portraits. Observadas de cima, as peças residenciais revelam modos variados de habitá-las e deixam ver um pouco da personalidade de quem vive em cada uma delas.

Foto: Menno Aden

Foto: Menno Aden

A inspiração para o ângulo adotado veio de fotos de refeições – uma espécie de diário para o qual o Aden subia em cadeiras e fotografava os pratos que tinha à mesa. Nessa experiência,o fotógrafo observou que o ambiente ao redor ganhava mais destaque do que a própria comida. Surgiu então a ideia de obter uma visão total de espaços arquitetônicos, vistos de forma perpendicular, a 90º da superfície.

Foto: Menno Aden

Foto: Menno Aden

Em certo contraponto às imagens residenciais, o fotógrafo apresenta também a impessoalidade de espaços corporativos – entre os quais, elevadores com discretas variações de desenho e materiais.

Foto: Menno Aden

Foto: Menno Aden

De início, para ter uma compreensão dos ambientes, Aden usa uma câmera fixada a um tripé, utilizando lentes grande angular. Depois, acompanhado por um assistente, começa a parte mais complexa: com o apoio de tripés e monopés ele move a câmera pelos espaços e realiza os disparos de forma remota. Cada imagem final é composta a partir de aproximadamente 150 capturas, em um processo que leva de seis a trinta dias – um trabalho que, no entanto, se mantém à margem da aparência harmoniosa dos espaços retratados.

Foto: Menno Aden

Foto: Menno Aden

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments