Skip to content

6 de fevereiro de 2015

A São Petesburgo de Alexey Titarenko

Retrato de Alexey Titarenko

Motivado pelos acontecimentos da história russa ao longo do século 20, o fotógrafo Alexey Titarenko coloca a cidade de São Petersburgo como personagem de alguns dos seus ensaios mais conhecidos. No post de hoje, apresentamos imagens que fazem parte desses trabalhos.

Foto: Alexey Titarenko

Foto: Alexey Titarenko

“Mais do que a cidade em si (que na maioria das vezes aparece só em detalhes), essas imagens representam a gama de emoções que formam a personalidade de quem vive no país e passou por tantos desastres, pessoas que geralmente são representadas desde fora da Rússia”, explica Titarenko.

Foto: Alexey Titarenko

Foto: Alexey Titarenko

Um aspecto que rapidamente chama a atenção é o movimento borrado que transforma figuras humanas em volumes disformes. Essa abordagem fica ainda mais evidente no título de um dos ensaios que retrata São Petersburgo: City of Shadows [Cidade das sombras], com imagens obtidas entre 1992 e 1994.

Foto: Alexey Titarenko

Foto: Alexey Titarenko

O trabalho teve origem em 1991, ano-chave para o fim da União Soviética, a partir da visão de Titarenko sobre a falência do regime comunista e sobre a vida cotidiana da população naquele período. Ao representar as pessoas como uma massa de aparência pouco nítida, o fotógrafo critica a perda da individualidade de quem viveu ao longo de décadas pós-Revolução de Outubro – gente transformada em “sombras errantes”, nas palavras de Titarenko, em entrevista a revista SHOTS.

Foto: Alexey Titarenko

Foto: Alexey Titarenko

Referências da cultura russa permeiam a concepção dos trabalhos. Na literatura, Titarenko encontrou inspiração na novela Noites brancas, de Dostoiévski – o título se refere a cor do céu durante o verão em São Petersburgo. Também na música clássica o fotógrafo encontrou obras que lhe pareceram relacionadas às suas imagens: as exposições de Cidade das sombras costuma ser acompanhada por peças do compositor Dmitri Shostakovich.

Foto: Alexey Titarenko

Foto: Alexey Titarenko

Titarenko começou a fotografar no início dos anos 1970. Em 1978, passou a integrar o clube de fotógrafos Zerkalo, na então cidade de Leningrado, atual São Petersburgo. Em 1983, realizou um mestrado no departamento de Arte Cinemática e Fotográfica do Instituto de Cultura de Leningrado. Sua atuação pública como artista, no entanto, só aconteceu quando teve início o processo de abertura da União Soviética, na segunda metade dos anos 1980. A partir daí, passou a ter seu trabalho exposto em mostras ao redor do mundo, que lhe renderam prêmio internacionais.

Foto: Alexey Titarenko

Foto: Alexey Titarenko

Comments are closed.