Skip to content

18 de março de 2016

A potência fotográfica de uma quadra de vôlei nas fotos de Chan Dick

 

 

A série Chai Wan Fire Station do fotógrafo Chan Dick, de Hong Kong, nasce de uma situação curiosa. Certo dia, em seu estúdio, escutou sons desconhecidos que pareciam vir do banheiro. Chegando lá, aproximou-se de uma pequena janela e descobriu a origem do barulho: uma partida de vôlei era realizada no pátio de uma estação do corpo de bombeiros. A partir de então, o fotógrafo passou a observar as movimentações que tinham lugar no local.

 

 

 

 

Ao longo de 15 meses, Dick fotografou os diferentes usos da quadra: visitas escolares, treinamentos e inspeções oficiais. Ao todo, o fotógrafo acumulou aproximadamente 1.500 fotos, mais tarde selecionadas e reduzidas a um grupo de 30 imagens. Embora variem de posição conforme o enquadramento, as linhas da quadra se somam aos limites de cada plano, revelando um espaço potencial de acontecimentos.

 

 

 

 

Dick parece dizer que basta um tanto de atenção e muita dedicação para que, a partir de um único ponto de vista seja possível observar a complexidade da vida. Os fragmentos brincam com a incompreensão do espectador, lançando pistas discretas sobre o contexto em que se situam. Reunidas, as imagens apresentam um mundo um tanto absurdo, com personagens que entram e saem de cena sem dar explicações.

 

 

 

 

Nascido em Hong Kong, Chan Dick venceu o Hong Kong Photo Book Awards com a série Chai Wan Fire Station. Desenvolve também trabalhos de cunho político e já participou de diversas exposições individuais e coletivas na China e em Hong Kong.

 

 

 

 

Comments are closed.