Skip to content

1 de setembro de 2015

A Itália pastoral de Giancarlo Rado

 

 

A série Pastoral Italians [Pastores italianos, em tradução livre] de Giancarlo Rado apresenta personagens do mundo rural italiano, mais especificamente das regiões de Veneto, Trento e Friuli. Os fotografados surgem como figuras arquetípicas do cotidiano do trabalho campesino no Mediterrâneo.

 

 

 

As imagens trazem a rotina dos pastores, indo de montanhas até o nível do mar em busca por pasto para alimentar seus rebanhos. Os caminhos percorridos acompanham o curso de quatro rios: Piave, Livenza, Tagliamento e Brenta.

 

 

 

Uma curiosidade relativa ao trabalho dos pastores no Mediterrâneo nos dias de hoje, segundo o fotógrafo, é o contato com imigrantes muçulmanos. Esses habitantes recentes da região, oriundos do norte da África, trazem consigo outras culturas de vida rural. Dessa convivência emergem novas trocas comerciais e de conhecimentos.

 

 

 

“As paisagens rurais passam por transformações velozes e imprevisíveis. Ainda assim, os pastores seguem suas rotas, adaptando-se à terra da maneira que for necessário”, observa o fotógrafo.

 

 

 

As fotografias de Giancarlo Rado fazem parte de um projeto maior – que remente ao trabalho de August Sander, na Alemanha –, em que o fotógrafo realiza uma tipologia dos habitantes da Itália. Seu trabalho já foi exposto e publicado na Itália, por vezes acompanhado de relatos seus sobre o cotidiano de seus personagens.

 

 

Comments are closed.