Skip to content

27 de fevereiro de 2015

A composição elegante de John French

 

 

No post de hoje, apresentamos o trabalho do fotógrafo John French, considerado pioneiro de abordagens estéticas que marcaram a história da fotografia de moda no século 20. O estilo sóbrio, de poucos elementos, e o uso do preto e branco, são algumas das características que tornam a produção de French inconfundível.

 

 

 

Outro aspecto que se destaca é a forma como as mãos das figuras retratadas aparecem nas fotos. Valorizadas pela composição, são um indício do cuidado de French em relação à pose das modelos. Essa atenção também ganha evidência no modo como os olhos se tornam protagonistas de alguns retratos.

 

 

 

French é considerado o primeiro fotógrafo a de fato utilizar os jornais como meio para propagar sua produção no campo da moda. Ele desafiou a indústria da mídia impressa a trocar ilustrações de atrizes de Hollywood por fotografias, abrindo espaço para outros fotógrafos que se consagrariam na segunda metade do século 20.

 

 

 

Nascido em Edmonton, Inglaterra, em 1907, French estudou na Hornsey School of Art (Londres) de 1926 a 1927. Em 1930, foi realizar estudos de pintura na Itália. Retornou à Inglaterra em 1936, trabalhando como ilustrador do jornal The Daily Express.

 

 

 

French serviu como oficial do exército britânico na 2a Guerra Mundial. Ao retornar do conflito, abriu sua própria empresa e estúdio fotográfico. A partir de então e ao longo das décadas seguintes, realizou ensaios para as principais publicações de moda do mundo, tais como Vogue, Vanity Fair e Harper’s Bazaar. Em 1966, veio a falecer em decorrência de um linfoma. Seu arquivo foi doado ao Victoria and Albert Museum de Londres.

 

 

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments