Skip to content

24 de julho de 2015

A Bangladesh de Munem Wasif

 

 

Com imagens cuidadosamente compostas, Munem Wasif apresenta Bangladesh, em diversas séries que revelam o cotidiano do seu país de origem. Apoiando-se em uma dedicada atenção à luz, privilegiando altos contrastes, Wasif traz à tona um mundo de pessoas comuns no seu dia a dia.

 

 

 

Vindo de uma família de classe média, com um pai fervorosamente religioso, Wasif busca mostrar a realidade de Bangladesh evitando os clichês relacionados aos muçulmanos. Os hábitos relacionados à crença da população são mais uma camada das histórias contadas pelo fotógrafo.

 

 

 

“Em Bangladesh, o Islã é como uma das cores produzidas por um espelho que reflete o sol. Há lenços na cabeça e mulheres de batom, vestimos jeans e também temos barba”, conta o fotógrafo. Em seu olhar para o país, Wasif já retratou também os trabalhadores da indústria da juta e do chá, bem como pessoas e áreas afetadas pelas mudanças climáticas.

 

 

 

“Podemos resumir seus trabalhos em dois pontos: pessoas e enquadramento. Ele é parte de uma tradição humanista, totalmente contemporânea, que foca pessoas e o que elas vivem, sofrem e enfrentam em um mundo que não dá trégua, sacudido por transformações no clima e na economia. Um mundo que deixa as pessoas de lado em prol da velocidade e do lucro”, define Christian Caujolle, um dos fundadores da agência VU.

 

 

 

Nascido na pequena cidade de Comilla em 1983, Wasif sonhava em ser piloto ou jogador de críquete. Ao mudar-se para Dhaka, descobriu a fotografia e diplomou-se pela universidade de Pathshala.

 

 

 

Wasif atualmente dá aulas de fotografia documental na Pathshala South Asian Media Academy. Afora as séries em torno do cotidiano de Bangladesh, desenvolve trabalhos em outros países asiáticos. Seu trabalho já foi exibido em países europeus como Holanda, Suíça, Holanda, Alemanha e Inglaterra.

 

 

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments