Skip to content

12 de junho de 2015

A adolescência pelo olhar de Rineke Dijkstra

 

 

Uma das mais conhecidas fotógrafas da atualidade, com exposições individuais nos maiores museus ao redor do mundo – incluindo uma retrospectiva no Guggenheim de Nova York –, a holandesa Rineke Dijkstra ganhou notoriedade por seu olhar particular para os adolescentes, em retratos que se tornaram destaque de grandes mostras.

 

 

 

Beach Portraits (1992-2002) apresenta adolescentes posando em praias de países como Estados Unidos, Polônia e Ucrânia. A perspectiva adotada pela fotógrafa confere magnitude aos retratados, ao mesmo tempo que evidencia o processo de transformação dos corpos – natural da idade daqueles que estão deixando a infância.

 

 

 

A paisagem pouco habitada, os olhares dos adolescentes e o ângulo das fotografias conferem peso à relação da fotógrafa com seus personagens e à relação do espectador com aquelas figuras grandiosas  – e, quem sabe, por que não dizer, nos remetem às memórias da adolescência, como em um espelho de tempos passados.

 

 

 

Nascida em Sittard (Países Baixos), em 1959, Rineke Dijkstra desenvolve trabalhos em fotografia e também em vídeo. Estudou na Gerrit Rietveld Academie de Amsterdam nos anos 1980 e, nos anos 1990, passou a realizar seus projetos autorais. Em suas fotografias, chamam atenção as referências à pintura, diálogo já analisado em diversos artigos e publicações em torno de seu trabalho.

 

 

 

Comments are closed.