Skip to content

30 de setembro de 2016

Eldar Zeytullaev: personalidades da fauna

 

 

Uma tipologia que convida o espectador a refletir sobre as distintas personalidades das plantas. O fotógrafo russo Eldar Zeytullaev explora a aparência da fauna e os significados que atribuímos a seus contornos. Com uma estética que lembra as fotografias do alemão Karl Blossfeldt, Zeytullaev apresenta espécies variadas contra um fundo branco, em imagens que remetem a desenhos.

 

 

 

 

“Todo esplendor e caos das qualidades pessoais estão dentro de uma pessoa e apenas esperam pelo momento de serem encontradas”, reflete o fotógrafo. “Resta observar como cada um vive e age em meio as fronteiras permeáveis da personalidade”, completa. Na visão de Zeytullaev, a flora segue uma lógica similar.

 

 

 

 

Embora o fotógrafo estabeleça essa relação entre plantas e humanos, as fotografias contêm quase nenhum dramatismo. As capturas são feitas com o mesmo tipo de luz, evitando sombras marcadas, como se fossem obtidas para um catálogo botânico. A série Planta Sapiens abre, assim, espaço para que novos significados se construam a partir de cada olhar.

 

 

 

 

Nascido em 1986, em Novorosiysk (Rússia), Eldar Zeytullaev estudou design gráfico na Universidade de Sholokhov. Desde 2009, já realizou duas exposições individuais em sua cidade natal, além de participar de diversas exposições coletivas e leituras de portfólio na Europa e nos Estados Unidos.

Comments are closed.