Skip to content

12 de julho de 2016

Jody Miller: instantes que antecedem a tempestade

 

 

Com uma carreira de 40 anos como designer de produções de Hollywood, a fotógrafa Jody Miller desenvolveu um olhar atento para a dramaticidade – e a potência espetacular – dos fenômenos climáticos. No post de hoje, apresentamos a série Heavy Weather [Clima pesado], composta por imagens obtidas por Miller entre 2013 e 2015, no meio-oeste e no sudoeste dos Estados Unidos.

 

 

 

Além da exuberância das nuvens, outros elementos recorrentes nas fotografias complementam a atmosfera do sublime: as estradas que levam o olhar para o horizonte, o próprio horizonte por vezes “achatado” pelas tempestades que se aproximam e as construções humanas à mercê da força da natureza.

 

 

 

Na trajetória de Miller, um encontro com um mestre da fotografia foi fundamental para o desenvolvimento de sua atuação como fotógrafa. “Tive a sorte de participar do workshop de Ansel Adams em Carmel, na Califórnia, em 1982 – último ano em que ele deu aulas, antes de falecer, em 1984. A experiência de um estudo sério com alguns dos grandes fotógrafos do nosso tempo me mobilizou, com o passar dos anos, a produzir fotos cada vez mais ricas”, conta Miller.

 

 

 

Nascida em 1951, em Los Angeles, Jody Miller atuou por décadas na indústria do cinema e da televisão, desenvolvendo em paralelo seus trabalhos fotográficos. Desde 2007, participa de exposições nos Estados Unidos e na Europa, tendo também trabalhos publicados em diversos veículos especializados.

 

 

 

Comments are closed.