Skip to content

2 de dezembro de 2016

Brenda Biondo: paisagens do oeste norte-americano

 

 

A série Remnants & Revival [Remanescentes e revitalização], da fotógrafa norte-americana Brenda Biondo, busca inspiração na tradição de documentação do oeste norte-americano no século 19, antes da chegada massiva dos colonizadores europeus, como também nos fotógrafos que, ao longo do século 20, acompanharam as relações entre homem e natureza na região.

 

 

 

 

As imagens da série mostram áreas com plantas remanescentes e locais onde há esforços para a recuperação de ecossistemas. “Tendo escrito sobre assuntos ambientais por nove anos, como jornalista freelance, quis usar a fotografia para examinar questões a respeito do uso e preservação da terra no oeste norte-americano”, conta Biondo.

 

 

 

 

Os dípticos combinam fotos de plantas (nativas, invasivas ou introduzidas) com imagens de paisagens do estado do Colorado onde as plantas eventualmente podem ser encontradas. “Ao focar em aspectos micro e macro do ambiente natural, os dípticos aludem não apenas a objetivos estéticos como também à funcionalidade dos ecossistemas”, explica a fotógrafa.

 

 

 

 

Nascida em Nova York, em 1963, Brenda Biondo estudou jornalismo na Universidade James Madison. Seu trabalho fotográfico, ao longo de mais de 30 anos, tem como foco três áreas: imagens abstratas, questões de preservação da natureza e a forma como artefatos culturais adquirem diferentes camadas temporais. Além de inúmeras exposições, suas fotografias já foram publicadas em periódicos como The Wall Street Journal e The Washington Post e fazem parte de coleções privadas e públicas, como a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

 

 

 

 

Comments are closed.