Skip to content

13 de dezembro de 2010

3

Um ensaio sobre o mar

A surfista e fotógrafa formada pela Escola de Criação Roberta Borges sempre teve muita intimidade com o mar, mas nem ela esperava que neste final de ano a maré trouxesse algo tão bom: o primeiro lugar na categoria Revelação do Prêmio Porto Seguro Fotografia 2010. Se você for à São Paulo até o dia 23 de janeiro, passe no Novo Espaço Cultural Porto Seguro (Av. Rio Branco, 1489) para apreciar os trabalhos premiados neste importante concurso nacional. Lá você vai ver o ensaio de Roberta, intitulado “Passatempo” e realizado ao longo de dois anos na praia da Barra, em Santa Catarina, sempre que a luz e o mar presenteavam com as condições ideais.

“A câmera fica aberta durante alguns segundos, o mar vem, vai e fica como se fosse uma pintura do tempo”, comenta Roberta, “eu queria registrar o tempo percorrido e não o momento decisivo que caracteriza o click”, completa ela. Instalada na sua casa de praia, a fotógrafa realizou testes durante dois anos (2009 e 2010). Os dias ideais para o seu projeto não podiam ser ensolarados nem ventosos, assim como o mar não deveria estar muito sujo. Geralmente, o momento perfeito ocorria no início manhã ou pelo fim da tarde e se dar conta dele era um dos maiores desafios de Roberta, assim como determinar o tempo de exposição e evitar que a imagem ficasse “lavada”.

Todo esse cuidado foi compensado pelo reconhecimento do Prêmio Porto Seguro e tudo que ele trouxe: “Se tu queres crescer nesse meio da arte, tu precisas da chancela de alguém que diga que o teu trabalho é bom. O prêmio dá isso”, explica ela, que já está sendo procurada por compradores e galeristas. Formada pelo Curso Avançado de Fotografia Digital, Roberta já tinha sido escolhida aluna Destaque. No Blog da Escola de Criação é possível ler uma entrevista com Roberta Borges e algumas fotos realizadas durante o curso: clique aqui para ver. No site dela você encontra mais fotos: www.robertaborges.com.br

Aquarela I (Foto: Roberta Borges)

Aquarela I (Foto: Roberta Borges)

Aquarela II (Foto: Roberta Borges)

Aquarela II (Foto: Roberta Borges)

Divergentes (Foto: Roberta Borges)

Divergentes (Foto: Roberta Borges)

Quebrante (Foto: Roberta Borges)

Quebrante (Foto: Roberta Borges)

Rectilíneas (Foto: Roberta Borges)

Rectilíneas (Foto: Roberta Borges)

Turvo (Foto: Roberta Borges)

Turvo (Foto: Roberta Borges)

Véu (Foto: Roberta Borges)

Véu (Foto: Roberta Borges)

O ensaio “Passatempo” foi realizado com uma câmera Canon EOS 5D Mark II, de 23 mega pixels. A lente é fixa (sem zoom) e Roberta abusou do tripé.

3 Comments Post a comment
  1. dez 18 2010

    Nossa Roberta!!!! que demais cara!! a-do-rei! lindas! Merecido o prêmio! Véu é a minha preferida… abraço

    Responder
  2. fev 12 2012

    Oi a todos , é o meu primeiro fazer uma visita neste site, e pós é realmente frutífero em apoio de mim, acompanhar a publicação dos mesmos conteúdos .

    Responder
  3. Este post de vídeo é realmente impressionante , o recurso de som ea qualidade da imagem deste post filme é de fato surpreendente.

    Responder

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments