Skip to content

8 de novembro de 2012

Juliano Araujo, aluno da ESPM-Sul, expõe no Salon Art Shopping no Museu Carrousel du Louvre

Retrato de Juliano Araujo. Foto: Pedro Gigante.

É sempre bacana conferir as novidades sobre profissionais que passaram pelo Centro de Fotografia da ESPM-Sul e se realizaram em uma, ou algumas, das diversas áreas de atuação que a fotografia oferece. Quando se tratam de ex-monitores, então, a satisfação é imensa. Como Eduardo Biermann, vencedor de concurso mundial da Nike e pauta recente por aqui, Juliano Araujo é um desses jovens talentos que nos enchem de orgulho. Durante os dias 19, 20 e 21 de outubro, expôs seu trabalho na 11ª edição do Salon Art Shopping no Museu Carrousel du Louvre, em Paris, salão que tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de artistas contemporâneos do mundo inteiro. Como monitor, Juliano trabalhou durante quatro anos ao lado do professor coordenador Manuel da Costa, auxiliando no gerenciamento e na comunicação dos cursos do Centro e concluindo como bolsista os extensivos Fotografia Digital Avançada, Revelando a Luz, Impressão Fotográfica Artesanal do Século XX e Moda & Photoshop.

Fundação Iberê Camargo. Foto: Juliano Araujo.

Fundação Iberê Camargo. Foto: Juliano Araujo.

Natural de Caxias do Sul, Juliano é graduando em Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing pela ESPM-Sul e técnico em Administração pelo Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul. Ao adotar a fotografia como profissão, transformou em trabalho seu maior hobby, desenvolvendo paralelamente projetos autorais e comerciais. O convite para a exposição em questão surgiu através de Andreas Nicola Ravizzoni, responsável por contatar artistas do Sul do Brasil para eventos internacionais organizados pela AVA Galleria. Aprovado no edital, Juliano enviou suas imagens para Rio de Janeiro, Finlândia e, finalmente, Paris. Entre fotos, pinturas, esculturas e desenhos de artistas do mundo todo, o fotógrafo apresentou uma série de imagens do museu da Fundação Iberê Camargo realizadas no final de 2009, fruto justamente de uma aula do Curso Avançado de Fotografia Digital, mais especificamente do módulo “Fotografia de Arquitetura”, conduzido pelo professor Leopoldo Plentz. Durante o processo, Juliano conta que utilizou, também, informações das aulas de Preto e Branco ministradas por Leopoldo.

Fundação Iberê Camargo. Foto: Juliano Araujo.

Fundação Iberê Camargo. Foto: Juliano Araujo.

Para valorizar as formas interiores e exteriores do prédio da Fundação, prestigiado projeto arquitetônico de Álvaro Siza, Juliano utilizou a técnica HDR, originalmente High Dynamic Range, que permite o registro de um intervalo de luminância maior do que o clique da câmera fotográfica. Para isso, diversas imagens foram captadas variando apenas a velocidade do obturador, contemplando informações tanto nas altas quanto nas baixas luzes e atingindo uma gama maior de detalhes tonais. “Além da situação pedir o uso dessa técnica, com o sol contra e o Iberê na sombra, ela possibilitou a criação de um material diferenciado, que valoriza a textura característica das obras de Siza”, explica. Depois de prontas, as imagens foram unidas através de softwares e, para chegar naquele resultado, Juliano conta que cada uma delas foi revelada no mínimo cinco vezes.

Fundação Iberê Camargo. Foto: Juliano Araujo.

Fundação Iberê Camargo. Foto: Juliano Araujo.

Após a mostra no Louvre, a obra embarcou para uma nova exposição, dessa vez na Finlândia, onde permanecerá pelos próximos três meses. Juliano conta que já foi convidado para participar da 12ª edição do Salon Art Shopping, em junho do ano que vem. Ainda que pretenda continuar sua série de imagens da Fundação Iberê Camargo, o trabalho que será apresentado dessa vez, ainda em vias de produção, promete contemplar outro ponto turístico de Porto Alegre. Com a crescente demanda por imagens da Capital, o fotógrafo vê nos famigerados bancos de imagens poucas opções. Seu objetivo é criar uma série de fotografias da cidade com cunho autoral e, para isso, continuará utilizando a técnica HDR.

Fundação Iberê Camargo. Fotos: Juliano Araujo.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments