Skip to content

27 de abril de 2012

Alunas do curso anual de Fotografia realizam exposição beneficente

Foto: Ana Carolina e Manoela Dutra.

As ex-alunas do Centro de Fotografia da ESPM-Sul Ana Carolina e Manoela Trava Dutra participarão de uma exposição durante o Sarau CulturAU, realizado no dia 28 de abril a partir das 18h no salão da Paróquia Matriz de Porto Alegre. O evento tem como objetivo destacar talentos gaúchos de diferentes áreas e, ainda, arrecadar fundos para uma ONG protetora de animais. A mostra, intitulada “Você acredita na gente?”, tem tudo a ver com essa proposta. Seu objetivo é suscitar questões como maus tratos, abandono e posse responsável de animais domésticos e seus 12 retratos são de cães resgatados das ruas, alguns já adotados, outros ainda a espera de um lar. A dupla capitaneia o projeto “Cão em Quadrinhos”, que une iniciativas sociais, venda de produtos e fotografia, tudo focado na sua maior paixão: cachorros.

As fotografias expostas fazem parte de uma dessas iniciativas sociais lideradas pelo CQ, o projeto Amizade Não se Compra. Seu objetivo é fotografar, sem custo nenhum, animais abandonados para ajudá-los a encontrar um novo lar. A lógica faz muito sentido: imagens alegres, espontâneas e profissionais, distantes do caráter de urgência que caracteriza esses cliques, valorizam os bichinhos e estimulam que sua adoção aconteça mais rápido.

Foto: Ana Carolina e Manoela Dutra.

Formadas em Design também pela ESPM-Sul, Ana e Manoela criaram o “Cão em Quadrinhos” em 2009 e trabalham exclusivamente com ele desde o ano passado. Além das fotografias gratuitas para ONGs e outros protetores, elas também realizam books pagos para mascotes, uma iniciativa que tem cada vez mais procura. As duas se especializaram no ramo de forma autodidata, pela prática, pelo estudo do comportamento dos cães e pelo aprendizado empírico, fruto da própria paixão. Manoela conta que desenvolveram suas próprias técnicas e, agora, estão elaborando um curso para pessoas que tem interesse em fotografar seus mascotes. “Não encontramos nenhuma iniciativa focada nisso aqui no Sul, nem mesmo em outros estados”, afirma.

Não é fácil captar a personalidade dos cachorros na hora dos cliques, como muitos podem pensar. Antes de fotografá-los, quando o cão já tem casa, um questionário é enviado ao dono para conhecer um pouco mais sobre o temperamento do mascote. “No dia da sessão, deixamos o animal conhecer o ‘terreno’, principalmente quando é em estúdio, e se familiarizar com a gente”. Por terem estudado o comportamento canino, entendem e interpretam bem suas atitudes, o que torna a direção do ensaio mais fácil. Além disso, utilizam petiscos, brinquedos, sons e comandos para atrair sua atenção. “Cada animal tem uma personalidade então precisamos estar prontas para usar todas as técnicas, com destaque para a paciência. Cada um tem seu tempo, assim como as pessoas”.

Foto: Ana Carolina e Manoela Dutra.

Na opinião de Manoela, os animais resgatados são mais fáceis de trabalhar, principalmente pela ausência da interferência do dono. “O animal é mais livre de manias e vontades e, dessa forma, quando aplicamos as técnicas de adestramento, eles respondem com mais rapidez. Além disso, pela falta de carinho e atenção, tem muito mais vontade de trabalhar e estar perto da gente”, conta. Mas pela carência e por estarem geralmente em espaços pequenos, têm mais energia contida para gastar antes dos cliques. “Aproveitamos e brincamos um pouco com eles antes de iniciar”.

Além de serem seu assunto predileto, as duas consideram os cães modelos excelentes. “Sempre espontâneos, não se preocupam com a ‘maquiagem’, edição, photoshop. São ótimos clientes!”, diverte-se Manoela.

Retrato de Ana Carolina.

Retrato de Manoela.

“Você acredita na gente?”
por Ana e Manoela Trava Dutra, do Cão em Quadrinhos
no Sarau CulturAU
Salão da Paróquia Matriz de Porto Alegre
28 de abril a partir das 18h
Ingresso antecipado: R$5 (pode ser adquirido na Paróquia Matriz, com o Cão em Quadrinhos ou em outros pontos de venda que podem ser encontrados no site do evento).

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments