Skip to content

20 de novembro de 2015

Apresentação de portfólios marca conclusão do Curso Anual de Fotografia

Depois de diversas experiências ao longo de 2015, chegou a hora de materializar os aprendizados da formação do Curso Anual de Fotografia. Nesta semana, a Turma A concluiu o percurso iniciado em março, na ESPM, com uma apresentação de ensaios desenvolvidos nas últimas semanas do Módulo Avançado. Os professores Clovis Dariano, Eduardo Veras e Fernando Bakos participaram do encontro, avaliando os trabalhos e sugerindo possíveis desdobramentos.

 

Foto: Marília Lopez

 

Veras destacou a pluralidade dos ensaios: “de retratos a paisagens, passando por reapropriações de fotos de família, ensaios de teor feminista e sofisticadas experiências em preto e branco”. Uma particularidade da turma chamou atenção: o grupo era composto exclusivamente por mulheres. “Quase todas têm pouca ou nenhuma experiência profissional no campo da fotografia, mas se mostram muito vivamente interessadas em arriscar-se na invenção de imagens”, disse Veras.

 

Foto: Marília Lopez

 

“Os trabalhos, no geral, estão prontos para ter continuidades expositivas ou de publicação”, comentou Dariano. Na mesma linha de raciocínio, para Bakos “a produção apresentada experimentava com técnicas e temas fora do comum, com maturidade e ótimas reflexões”.

 

Foto: Marília Lopez

 

Concluída a formação, a aluna Marta Ribeiro destacou a estrutura da escola e a disponibilidade dos professores como pontos importantes para o desenvolvimento profissional ao longo do curso. “Cheguei à ESPM buscando limar arestas, aprimorar a prática e trocar experiências”, explica. Também formanda do Curso Anual, Débora Dreschler ressaltou o comprometimento dos professores e o legado da formação: “Eu saio do curso completamente satisfeita, com muito mais conhecimento, novos contatos e novas amizades”.

 

Foto: Marília Lopez

 

Read more from Os alunos

Comments are closed.