Skip to content

30 de abril de 2014

Explorando a luz e o espaço

Foto: Laura Aldana

Um dos lugares mais tradicionais de Porto Alegre, o Mercado Público foi o cenário escolhido para uma prática realizada esta semana pelos alunos do Curso Anual de Fotografia da ESPM-Sul. Orientados pelo professor Guilherme Lund, os estudantes puderam circular no local e explorar fundamentos relacionados ao controle da luminosidade, aprimorando os conhecimentos de operação do equipamento fotográfico.

Foto: Laura Aldana

Foto: Laura Aldana

A turma do Módulo de Formação tinha como tarefa explorar luzes altas, médias e baixas, em locais em que a luminosidade varia ou se mostra contrastante. A profundidade de campo das fotografias foi outro aspecto a ser trabalhado, com a modalidade de foco pensada para cada captura. Aproveitando a movimentação do Mercado, os alunos também criaram imagens com movimentos borrados e congelados.

Foto: Laura Aldana

Foto: Laura Aldana

Além de desenvolver o domínio técnico da fotografia, a prática em um espaço como o Mercado Público possibilita que os estudantes identifiquem temáticas que lhes interessam. “Os alunos vão descobrindo o que gostam de fotografar. Alguns fazem retratos, outros buscam texturas, ou então detalhes da arquitetura”, comenta Lund.

Foto: Laura Aldana

Foto: Laura Aldana

O professor também explica que fotografar em meio à circulação dos frequentadores do Mercado se revela um aprendizado. Cada fotografia exige uma postura específica. Como abordar um desconhecido para fazer um retrato? Ou então: como manter a descrição para que a presença do fotógrafo não interfira em uma determinada situação? São aprendizados da prática que se somam ao desenvolvimento do domínio técnico do equipamento.

Read more from Making Of

Comments are closed.