Skip to content

18 de agosto de 2015

Oficina retoma fotografia analógica de grande formato

 

 

Foto de Heloísa Miceli

 

No último final de semana (15-16 de agosto), o Laboratório Fotográfico da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promoveu uma oficina de câmeras de grande formato em colaboração com o Centro de Fotografia da ESPM-Sul. Uma das câmeras utilizadas foi projetada e construída na ESPM pela equipe do Centro – uma lente acoplada a uma câmara escura feita de foam e outros materiais que garantiam a sustentação do equipamento.

 

Foto de Gustavo Jardim

 

 

Para o registro das imagens, o grupo usou chapas de raio-x de 13 x 18 cm, que após serem reveladas passavam por um processo de positivação no laboratório da CCMQ sob orientação do fotógrafo Sergio Sakakibara.

 

Foto de Marília Lopez

 

 

A cada saída com a câmera pelas imediações da casa, um dos participantes escolhia uma cena para ser fotografada.

 

Foto de Iago Vilela

 

 

Estudante do 4° semestre do curso de Design Visual da ESPM, Heloísa Miceli destacou a diferença da experiência com o processo analógico em comparação com as câmeras digitais. “Acabamos pensando mais antes de fotografar, para termos mais certeza do resultado”, disse. “Foi uma experiência única poder reviver o passado da fotografia analógica”, ressaltou Gabriel Melo, aluno do 1º semestre do curso de Design Visual.

 

Foto de Gabriel Melo

 

Comments are closed.