Skip to content

15 de dezembro de 2011

As fotografias aéreas de Cássio Vasconcellos

Retrato de Cássio Vasconcellos

Nascido em São Paulo, Cássio Vasconcellos iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na escola Imagem-Ação. Na virada para a década de 1990, fez parte da geração responsável por reinventar a fotografia no país, segundo o jornalista e fotógrafo Alexandre Belém, da Revista Veja.

São Paulo 2006. Foto: Cássio Vasconcellos

Seu trabalho foi sempre voltado a projetos artísticos, percorrendo galerias e museus no Brasil e fora dele. É referência por explorar as possibilidades técnicas da fotografia, como mostram seus ensaios Chaminés (1985), Navios (1989), Rostos (1991) e Paisagens Marinhas (1993-1994). Uma de suas mais celebradas publicações é o livro Noturnos, São Paulo (2001), que fez parte de exposição homônima.

Nova York, EUA 2006. Foto: Cássio Vasconcellos

Seu mais recente lançamento é, em parte, fruto do trabalho como piloto de helicóptero, habilidade que representa a realização de um sonho infantil. Aéreas (2010), uma coleção de imagens do mundo visto de cima, pertence à coleção Fotógrafos Viajantes e tem edição limitada, numerada e assinada pelo autor.

Avenida Paulista, São Paulo 2006. Foto: Cássio Vasconcellos

A publicação impressiona pela sensibilidade e pela originalidade com que Vasconcellos capta paisagens e cenas de cima, do ponto de vista das nuvens. No texto de apresentação, o curador Eder Chiodetto expressa um pouco do impacto nele causado pela obra: “O mundo, estranho mundo, descortinado e redesenhado por geometrias inimagináveis para olhos que trafegam ao rés do chão.”

Canasvieiras, BA 2006. Foto: Cássio Vasconcellos

Em janeiro deste ano, Cássio iniciou uma viagem de helicóptero com o objetivo de registrar imagens aéreas das Américas. O percurso durou cerca de um mês e foi do norte dos Estados Unidos até São Paulo.

Copacabana, RJ 2006. Foto: Cássio Vasconcellos

Praia da Enseada, Guaruja, SP 2007. Foto: Cássio Vasconcellos

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments