Skip to content

19 de maio de 2011

Abertura da “Retrospective Guy Bourdin” na Casa de Cultura Mário Quintana

Foto: Gabriela MO

Mais de 400 pessoas compareceram na abertura da exposição Restrospective Guy Bourdin 2011 em Porto Alegre, que aconteceu na noite do dia 12 de maio na Casa de Cultura Mário Quintana. O coquetel, assinado por Marcelo Jacobi, foi sediado nas dependências do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, 6º andar da CCMQ, em conjunto com as galerias Xico Stockinger e Sotero Cosme, onde estão dispostas fotografias de moda, filmes e editoriais em movimento produzidos pelo fotógrafo entre 1950 e o início dos anos 1990.

Foto: Gabriela MO

Por contemplar um dos mais importantes fotógrafos do século 20, a exposição já passou por cidades como Londres, Melbourne, Paris, Amsterdam, Pequim, Tóquio, Moscou e, em 2009, São Paulo. A iniciativa é da Oi Futuro, com apoio da ESPM-Sul e do Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Casa de Cultura Mario Quintana e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. As galerias contemplam fotos icônicas de alguns de seus editoriais para a Vogue, revista com a qual trabalhou por mais de 30 anos (principalmente na edição francesa), anúncios emblemáticos feitos para a marca de sapatos Charles Jourdan, uma coletânea de suas primeiras fotografias, ainda como amador, e registros de seus estudos e experimentações, dispostos em slideshows.

O coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, Bernardo de Souza, também organizador do programa educativo da exposição, falou sobre o artista e a importância da mostra: “Diferentemente de outros de seus colegas, Bourdin nunca publicou um livro enquanto viveu. Tampouco vendeu fotografias. Apenas depois de sua morte é que o público mais amplo teve acesso a sua obra. Isso ocorreu por volta dos anos 2000″, esclareceu.

Foto: Gabriela MO

Entre as centenas de admiradores de arte e fotografia presentes na abertura, estavam o filho do fotógrafo, Samuel Bourdin, e a curadora internacional da mostra, Shelly Vethime. Ambos acompanharam Luiz Antonio de Assis Brasil, secretário de Estado da Cultura, em uma visita guiada pela exposição. Para o diretor do MAC, André Venzon, a mostra marca a revitalização do museu, que já tem uma intensa agenda de atividades programadas para este ano: “Um dos nossos projetos é atrair o público jovem. A arte de Guy Bourdin colabora para isso, além de chamar a atenção para o museu”, disse Venzon.

Foto: Gabriela MO

As fotos que ilustram esse post foram clicadas pela fotógrafa Gabriela Mo, formada pelo Curso de Fotografia da ESPM em 2010. Gabriela é jornalista, faz trabalhos como freelancer, clicando moda e comportamento, e também é fotógrafa do Beco, casa noturna de Porto Alegre. Há cerca de dois anos, é repórter e fotógrafa da Revista Void. Quem quiser conhecer melhor seu trabalho, pode visitar seu site pessoal.

Vale lembrar que Retrospective Guy Bourdin está aberta ao público até o dia 10 de junho de 2011 na Casa de Cultura Mário Quintana e tem entrada franca.

Endereço:
Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ
Salas Sotero Cosme e Xico Stockinger
Local: Rua dos Andradas, 736, 6° andar MAC-RS, CCMQ
Bairro Centro Histórico – Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Horários de visitação:
Segundas-feiras das 14h às 21h
De Terças às Sextas das 9h às 21h
Sábados, Domingos e feriados das 12h às 21h
Informações: 51 3221 5900

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments