Skip to content

12 de agosto de 2016

O Rio dos esportes visto de cima, por Edoardo Delille e Gabriele Galimberti

Em tempos de Olimpíadas, apresentamos no post de hoje o ensaio En Plein Air [Ao ar livre], que aborda a paixão dos cariocas pelo esporte. O ângulo é bastante peculiar: utilizando um drone, Edoardo Delille e Gabriele Galimberti retratam desde cima, num ângulo de 90 graus, espaços destinados a práticas esportivas e suas relações com as paisagens do Rio de Janeiro.

 

Encontramos uma variedade de habitats dos esportistas: quadras de futebol ao lado de pistas de automóveis, clubes, parques e claro, a praia. Em meio a essa diversidade, as fronteiras sociais também se borram, ganhando novas nuances. “As diferenças entre alto e baixo se equilibram. Crianças das favelas descem ao asfalto, perdendo-se entre a burguesia de Ipanema e do Leblon”, comentam os fotógrafos.

 

As imagens deixam ver um pouco do contexto urbano onde esses espaços se situam, próximos da movimentação dos carros mas também rodeados pela natureza da cidade. Assim, revelam como o esporte é parte fundamental da vida dos cariocas. Mais do que simplesmente capturar imagens aéreas, a dupla ainda concebe um mise en scène dos atletas amadores, que se posicionam no solo – ou na água – olhando para cima.

 

Esse detalhe confere algo de muito particular às fotografias de Delille e Galimberti: como se a pausa das atividades dos esportistas abrisse um canal de contemplação – de quem olha para o céu e entre essas pessoas e o espectador que observa a imagem. Nada de uma visão topográfica e desinteressada, portanto: a dupla parece reivindicar certa troca de olhares e um tempo destinado a pensarmos na paisagem urbana do Rio e seus habitantes.

 

Nascido em Florença, em 1974, Edoardo Delille estudou fotografia na Fondazione Marangoni. Começou a trabalhar com fotografia publicitária e de moda, desenvolvendo mais tarde seus trabalhos autorais, já publicados em diversos países. Gabriele Galimberti, nascido em 1977, realiza ensaios documentais, já tendo publicado suas fotografias em importantes periódicos europeus.

 

 

 

Read more from Narrativa Visual

Comments are closed.