Skip to content

4 de novembro de 2016

O cotidiano surpreendente de Tomasz Kulbowski

 

 

Apaixonado pela fotografia de rua, o polonês Tomasz Kulbowski explora o cotidiano em busca de instantes que nos mostram a riqueza de situações da vida nas cidades. Por vezes pego de surpresa, em outras à espreita de alguma cena inusitada, Kulbowski compõe uma constelação de imagens que dão a ver as relações das pessoas com o espaço.

 

 

 

 

Nas fotos de Kulbowski, o mobiliário urbano por vezes é um dos protagonistas, contribuindo para o humor presente em certas cenas. Há momentos em que não se sabe ao certo em que medida houve alguma interferência do fotógrafo. De qualquer forma, Kulbowski parece se interessar por tudo que é mínimo no cotidiano e que passa despercebido para a maioria das pessoas.

 

 

 

 

Nota-se também o papel da composição para que as imagens se tornem potentes. Mais do que situações peculiares por si só, o que valoriza os planos é o olhar cuidadoso do fotógrafo, que escolhe os elementos que entram em cena e se relacionam uns com os outros. Em algumas das fotografias, é como se Kulbowski, antes de fotografar, apenas se afastasse alguns passos – deslocamentos simples que ressignificam momentos ordinários.

 

 

 

 

Nascido em 1975, Tomasz Kulbowski mora atualmente em Lublin, na Polônia, após ter vivido em Londres e Sydney. Possui mestrado em  Cultura e Psicologia pela Universidade Marie Curie Sklodowska, de Lublin, e é um dos diretores de Eastreet, exposição e publicação que divulga o trabalho de fotógrafos dedicados a fotografia urbana no leste europeu.

 

 

Comments are closed.