Skip to content

22 de novembro de 2016

Joakim Eskildsen: novos lares, novas perspectivas (parte II)

 

 

Em nosso segundo post sobre o trabalho Home Works do dinamarquês Joakim Eskildsen, trazemos mais alguns detalhes do processo de trabalho do fotógrafo, que narra em imagens as mudanças de sua família entre seis residências de três países: Finlândia, Dinamarca e Alemanha. Se no primeiro post comentamos o papel de seus filhos como personagens da série, hoje apresentamos um olhar mais dedicado às paisagens dos locais por onde Eskildsen andou com sua trupe.

 

 

 

 

Nessas imagens, percebe-se que os “temas de casa” do título, as tarefas em torno da busca de um lar, também dizem respeito a escolher as paisagens que desejamos para o nosso dia a dia. Como se o lado de fora da casa fizesse parte – e de modo fundamental – dos interiores que habitamos. E de fato, ao longo de toda a série nos deparamos com mais imagens de exteriores do que propriamente das arquiteturas que abrigaram a família de Eskildsen durante os deslocamentos.

 

 

 

 

A publicação da série em livro condicionou o todo o processo, como relata o fotógrafo à revista Time: “Uma das principais coisas que aprendi foi que, quando temos muitas imagens boas, ainda estamos com o trabalho pela metade”. Ou seja, a edição é parte determinante e possui um grande peso dentro do desenvolvimento de seus projetos. Um cuidado minucioso que se nota na narrativa criada pelas imagens, mesmo deslocadas do suporte físico.

 

 

 

 

Comments are closed.