Skip to content

8 de novembro de 2016

Joakim Eskildsen: novos lares, novas perspectivas

 

 

Lares, mudanças, novas perspectivas. A série Home Works [Temas de casa], do fotógrafo dinamarquês Joakim Eskildsen, é um trabalho iniciado em 2005, que consiste em fotografar o percurso realizado por Eskildsen e sua família em busca de uma nova casa, uma trajetória que os levou a seis residências na Finlândia, Dinamarca e Alemanha.

 

 

 

 

As imagens do ensaio revelam o protagonismo das crianças ao longo dos deslocamentos – como se, de certa forma, elas fossem as principais exploradoras dos novos territórios. Por meio delas, também podemos perceber a dedicação de longo prazo do trabalho, já que acompanhamos o crescimento dos filhos de Eskildsen.

 

 

 

 

“Comecei a fotografar quando tinha 14 anos, agora tenho 41. No início, fotografava em volta da casa, os campos e a floresta. Desde então, havia sempre alguma luz ou condição climática que me inspirava e me motivava a sair. Mudei-me do meu vilarejo e comecei a fotografar em diferentes jornadas”, relembra o fotógrafo.

 

 

 

 

O caráter pictórico das fotografias se sobressai, revelando justamente esse olhar que Eskildsen descreve como sendo o do início de sua carreira. Mais do que retratos ou algo que se identifique como “fotos de viagem”, vemos atmosferas cuidadosamente compostas pelo fotógrafo. Pequenos universos que se apresentam em cada imagem do ensaio a partir da atenção dispensada às crianças e suas relações com os entornos.

 

 

 

 

Nascido em Copenhague, em 1971, Joakim Eskildsen vive e trabalha atualmente em Berlim. O fotógrafo desenvolveu seus conhecimentos inicialmente como aprendiz de um fotógrafo da corte real da Dinamarca, realizando mais tarde mestrado na Universidade de Arte e Design de Helsinki, na Finlândia. Eskildsen já participou de diversas exposições internacionais e desenvolve também projetos editoriais relacionados à fotografia.

 

 

 

Comments are closed.