Skip to content

27 de agosto de 2016

Jesse Marlow: a cidade em fragmentos

 

 

Obtidas entre 2005 e 2012, as imagens da série Don’t Just Tell Them, Show Them [Não conte apenas, mostre a eles] revelam o olhar muito particular de Jesse Marlow. As fotos apresentam ruas de cidades australianas – Marlow vive em Melbourne – e de lugares visitados pelo fotógrafo em suas viagens. Mistério, surpresas, poesia. Tudo isso em situações banais do cotidiano.

 

 

 

 

A interação entre personagens e paisagens é um dos principais aspectos que observamos nas fotografias. Marlow busca enquadramentos que ressaltem elementos arquitetônicos, criando cenários inusitados no plano da imagem. Mais do que momentos corriqueiros, vemos composições cuidadosas que abordam a forma como habitamos esses espaços.

 

 

 

 

É praticamente impossível identificar onde o fotógrafo está. Mais do que imagens de cidades, Marlow compartilha uma certa sensibilidade em relação ao contexto urbano, um olhar que procura encontros – entre pessoas e espaços, objetos e espaços – exibidos de forma fragmentada. Ele nos retira os contextos, trazendo à tona instantes de um observador que se abre para o acaso ao seu redor.

 

 

 

 

Australiano, nascido em 1978, Jesse Marlow vive e trabalha em Melbourne. Desde 2003, publica livros e realiza exposições coletivas e individuais na Austrália e na Europa. Participou do coletivo fotográfico Oculi entre 2003 e 2012 e é integrante do grupo de fotografia urbana In-Public desde 2001.

 

 

 

Comments are closed.