Skip to content

1 de novembro de 2016

Helge Skodvin: bestas em movimento

 

 

Uma situação inusitada possibilitou ao fotógrafo norueguês Helge Skodvin realizar um ensaio surpreendente. Durante o desenvolvimento de um projeto no Museu de História Natural de Bergen (Noruega), o fotógrafo ficou sabendo que a instituição seria fechada por um período de cinco anos. Para tanto, os animais empalhados que lá se encontravam precisariam ser trasladados, em 2013, para outra parte da cidade.

 

 

 

 

É então que nasce o projeto A Moveable Beast [Uma besta em movimento], com imagens de bastidores desse deslocamento, sempre com muito bom humor, a partir de um olhar do fotógrafo para instantes aparentemente desimportantes. Um dado que acrescenta uma camada de significado à série é que muitos dos animais empalhados permaneceram em torno de 150 anos em seus habitats simulados, acumulando desgastes e se tornando peças frágeis. O ensaio retrata a primeira saída desses animais depois de décadas ou inclusive mais de um século de clausura.

 

 

 

 

Urso polar, zebra, rinoceronte branco… As imagens provocam um estranhamento muito particular graças aos enquadramentos realizados pelo fotógrafo, que conferem certo ar de absurdo aos cenários escolhidos. De certa forma, é como se também os animais devolvessem os olhares que lhes dirigimos.

 

 

 

 

Nascido em Bergen (Noruega), Helge Skodvin trabalha para revistas, jornais e agências de publicidade. O fotógrafo já recebeu inúmeros reconhecimentos em seu país e teve uma exposição individual da série A Moveable Beast no Museu de História Natural de Bergen, em 2015.

 

 

 

Comments are closed.