Skip to content

15 de abril de 2016

Fabio Moscatelli: estranhamento e desamparo familiar

 

 

Um drama familiar é o pano de fundo do ensaio Arriving Somewhere Not Here [Chegando a algum lugar que não é aqui], do fotógrafo italiano Fabio Moscatelli. Ele acompanha a rotina de um menino romeno, Andrei (10 anos), em sua nova vida em Tivoli, nos arredores de Roma, após a separação dos pais. Somado a esse trauma, o estranhamento de viver em outro país passa a ser uma questão com a qual Andrei precisa lidar.

 

 

 

 

A mudança para o sul da Europa decorre da mais recente crise econômica global. Seu pai perde o emprego, e sua mãe se muda para a Itália em busca de trabalho. Depois de um divórcio litigioso – e muito devido ao alcoolismo do pai –, Andrei transfere-se para o lar materno. Lá, no entanto, enfrenta dificuldades de adaptação e problemas de relacionamento com seu padrasto.

 

 

 

 

 

“Andrei começa a fechar-se para o mundo exterior. Ele evita as pessoas e se isola numa prisão psicológica”, conta o fotógrafo. Na série, Moscatelli procura transformar em imagens um pouco desse sentimento de isolamento e frustração em relação a um lugar que Andrei não consegue chamar exatamente de casa. O fotógrafo volta sua câmera ao entorno de Andrei na intenção de captar o que se passa no melancólico mundo interior do garoto.

 

 

 

 

Nascido em 1974, em Roma, Fabio Moscatelli estudou Reportagem na Scuola Romana di Fotografia. Já foi premiado pela National Geographic na categoria Retratos e esteve entre os finalistas do Leica Award. Já publicou fotografias em periódicos como The Post Internazionale, GUP Magazine e Private International Review of Photography, e colabora com a agência Echo.

 

 

 

 

Comments are closed.