Skip to content

3 de março de 2017

Alain Laboile: celebrando os mistérios da infância

 

 

“Dia após dia, fui criando um álbum familiar que constitui um legado que transmitirei a meus filhos. Meu trabalho gira em torno da infância deles e reflete nosso estilo de vida.” A humildade marca a reflexão do francês Alain Laboile a respeito de sua produção fotográfica. Suas imagens, no entanto, vão muito além de um mero registro do crescimento de seus filhos.

 

 

 

 

 

“Embora meu trabalho seja extremamente pessoal, é também acessível, abordando a natureza humana e permitindo ao espectador entrar em meu mundo e refletir a respeito de sua própria infância”, descreve o fotógrafo. O caráter universal da série ganha força com a escolha do preto e branco e dos rostos por vezes ocultos de seus personagens.

 

 

 

 

 

As fotografias buscam captar certa aura de mistério da infância. No lugar de um imaginário de pureza, muito comum em ensaios com essa temática, encontramos instantes das crianças que sugerem descobertas, medos, encantamentos e um tanto de solidão. Ângulos inusitados reforçam essa atmosfera, remetendo a um tempo subjetivo em que tudo ainda é bastante novo, curioso, desafiador.

 

 

 

 

 

Nascido em 1968, em Bordeaux, na França, Alain Laboile é fotógrafo e pai de seis filhos. Dedicava-se à escultura até adquirir uma câmera, em 2004, para fotografar sua produção escultórica, o que desencadeou sua guinada em direção à linguagem fotográfica. Desde então, participa de exposições em diversos países, tendo também publicado livros de fotografia.

 

 

 

 

 

Comments are closed.