Skip to content

7 de março de 2017

Aaron Blum: nascido e criado em Appalachia

 

 

Um olhar desde dentro para um lugar visto e conhecido de fora por muitos norte-americanos. A paisagem que rodeia a cidade de Appalachia no estado de West Virginia é o cenário do ensaio Born and Raised [Nascido e criado], do fotógrafo norte-americano Aaron Blum. Suas imagens mostram um entorno cotidiano que mescla sensações de contemplação e estranhamento.

 

 

 

 

“A luz desempenha um papel importante em como entendo esse lugar. O sol cria um brilho que cobre as montanhas, rios e florestas, criando sombras compridas, áreas escuras e névoas cinzas que perpassam a paisagem. Essa qualidade única é inerente às montanhas e catalisa a imaginação – um pano de fundo que se torna estranho e magnífico”, conta o fotógrafo.

 

 

 

 

Blum busca encontrar um olhar particular a partir de sua conexão com o local. No entanto, ressalta que mesmo essa visão é permeada pelo imaginário idealizado que se tem da região. Nesse caldo de imagens coletivas e pessoais, ele procura dar peso às suas experiências nos recantos da cidade.

 

 

 

 

Depois de graduar-se em fotografia pela West Virginia e pela Syracuse University, Aaron Blum teve seu trabalho reconhecido desde cedo em diversos festivais e concursos nos Estados Unidos. Já teve suas imagens apresentadas em canais de televisão como CNN e BBC e faz parte das coleções permanentes do Haggerty Museum of Art e do Houston Museum of Fine Art.

 

 

 

Read more from Cor, Narrativa Visual

Comments are closed.