Skip to content

27 de julho de 2012

Eduardo Biermann, aluno da ESPM-Sul, é finalista de concurso mundial da Nike

 

Foto: Divulgação.

O estudante de Publicidade e Propaganda e ex-funcionário do Centro de Fotografia, formado pelo curso Anual de Fotografia da ESPM-Sul, Eduardo Biermann conquistou, no último final de semana, a oportunidade de registrar a final mundial do The Chance, promovido pela Nike, que acontecerá em Barcelona. O concurso, que tem como objetivo recrutar, treinar e lançar novos nomes para o futebol mundial pretende, em paralelo, mostrar ao mundo jovens talentos da fotografia e descobrir novas formas de descrever através das imagens uma das maiores paixões do mundo, o futebol. Para isso, a Nike buscou a parceria de escolas e universidades de renome no campo da fotografia, entre elas a ESPM-Sul.

Foto: Eduardo Biermann.

Foto: Eduardo Biermann.

Depois de ter seu portfolio analisado, boa parte dele ilustrando shows de bandas nacionais e internacionais, Biermann foi selecionado para a segunda etapa do concurso que aconteceu no CT do Sport Club Internacional, aqui em Porto Alegre, no dia 19 de maio.  Foi o primeiro contato da sua lente com a agilidade do esporte e, para ele, o maior desafio até o momento: se familiarizar com o novo. “O futebol era uma temática ainda não explorada por mim. Os movimentos, os gestos, as emoções, tudo acontecia muito rápido. Foi difícil se adaptar até o reconhecimento do ambiente e até que eu conseguisse entender como as relações aconteciam”, explica. Naquele sábado o fotógrafo levou toda a sua criatividade, técnica e experiência adquiridas nos palcos para os gramados e conquistou, assim, uma vaga para a seleção seguinte, que aconteceria no Rio de Janeiro, nos dias 20, 21 e 22 de julho.

Foto: Eduardo Biermann.

Foto: Eduardo Biermann.

Ao lado dos jogadores selecionados, Biermann enfrentaria agora a “peneira” nacional que poderia levá-lo à grande final, na Espanha. As primeiras fotos foram de um treino dos meninos e tiveram como cenário a praia de Copacabana ao entardecer. “Extraordinário”, relembra o fotógrafo. Na mesma noite de sexta-feira os candidatos foram informados de que deveriam entregar 40 fotos na manhã de domingo. Apesar da pressão do momento, ele conta que se manteve tranquilo: “Estava preparado para aquilo”.

Foto: Eduardo Biermann.

Foto: Eduardo Biermann.

No sábado pela manhã, a caminho da Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira, os fotógrafos receberam o briefing: captar a garra, força de vontade, determinação, dor, alegria e o talento com a bola no pé daqueles meninos, cada um com sua trajetória, sua personalidade, mas com um sonho em comum. “Durante a viagem fiquei pensando em como poderia solucionar aquela questão. Precisava dA foto, estava focado”. Biermann sabia que deveria fazer o que aprendeu desde os primeiros cliques, aos 17 anos, quando comprou sua primeira câmera, uma Nikon D40. Sem palavras, sem vídeos, somente através de momentos decisivos ele deveria por em prática aquilo que o encanta na fotografia: passar o sentimento, contar histórias. E foi essa sensibilidade, acompanhada do talento e do olho treinado – depois de muito esforço, estudo e dedicação à fotografia – que conquistaram os jurados e fizeram com que delegassem a ele a tarefa de representar o Brasil na última etapa do The Chance.

Foto: Eduardo Biermann.

Foto: Eduardo Biermann.

O fotógrafo embarca para a Espanha no dia 19 de agosto para acompanhar no La Masia, CT do Barcelona, os passos de Wallace Camilo e Jamerson Júnior Neves, os jogadores que conquistaram uma vaga para a grande final. “A expectativa para essa última etapa é muito grande. Pretendo me preparar física e tecnicamente, com o auxílio dos professores Manuel da Costa e Guilherme Lund, os dois mestres da minha caminhada na ESPM-Sul e que agora estão me acompanhando nesse momento tão importante. Sou muito grato a ambos”, revela.

Foto: Eduardo Biermann.

Foto: Eduardo Biermann.

Junto com o trabalho de fotógrafos de outros 15 países, as imagens de Biermann serão agora analisadas, entre outros jurados, pelo cineasta estadunidense Spike Lee, embaixador criativo do projeto, e concorrerão ao prêmio final do concurso: fotografar o próximo catálogo mundial da nova coleção da Nike.

Read more from Sem categoria

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments