Skip to content

16 de maio de 2012

Galeria Lunara recebe TRAUM: Fotografias de Raul Krebs

Temos uma boa notícia para quem aprecia o eclético trabalho de Raul Krebs, professor do Centro de Fotografia da ESPM-Sul conhecido por atuar em diversas áreas e mercados, sempre com diferentes linguagens e estéticas fotográficas. Sábado, 19 de maio, será inaugurada sua exposição TRAUM, e em um dos lugares que Raul mais gosta de expôr: a Galeria Lunara, na Usina do Gasômetro. Por se tratar de um ambiente escuro, costuma receber bem certas imagens de Raul — e combinou de forma especial com as que fazem parte da mostra em questão.

Foto: Raul Krebs.

Foto: Raul Krebs.

TRAUM reúne 11 fotografias de diferentes séries do fotógrafo, em uma seleção a quatro mãos feita por ele e pelo curador, Bernardo de Souza. Chamado por Bernardo no ano passado para expôr no espaço, Raul retribuiu o convite oferecendo a ele a curadoria. Levou a Bernardo todos os seus projetos pessoais, mesmo os inacabados, impressos em cópias pequenas, 20 x 25cm. Depois de alguns dias, recebeu uma seleção que mesclava imagens de vários deles, em um raciocínio estético que Raul não tinha imaginado até então. “Primeiro estranhei e curti ao mesmo tempo. Depois de ver e rever as fotos por alguns dias, terminei gostando demais”, relembra. A atmosfera em TRAUM remete às narrativas de sonhos, não lineares e fragmentadas. Tratam-se de histórias escondidas, subjetivas e nem sempre perceptíveis à primeira vista.

Raul conta que seu objetivo era justamente ter um olhar de Bernardo sobre o seu trabalho, tanto pela admiração pela atuação do curador em Porto Alegre quanto pelo que poderia surgir dessa troca. “No nosso último encontro ele comentou que as fotografias tinham uma narrativa, na visão dele, de sonho – fragmentos, pequenas histórias. Achei um conceito bacana, fiquei entusiasmado”. O título surgiu de uma conversa de Raul com sua esposa, a designer e artista Tatiana Sperhacke, que assina o convite da exposição. “‘Traum’, em alemão, significa sonho e é parecido com trauma, uma palavra que conversa bem com várias das imagens que serão expostas”.

Retrato de Raul Krebs. Foto: Juliano Araujo

Entre as fotos estão três das 20 inéditas que compõem a série Máscaras, sobre a qual já falamos aqui. Entre os outros ensaios que tiveram imagens contempladas estão FOREPLAY, CINDY e POLAPIN. Alguns deles ainda não concluídos, como BLACK SERIES. Aos que se interessam pelas técnicas utilizadas, vale ressaltar que TRAUM possui imagens em polaroid pinhole, fotografia digital de pequeno e médio formato e fotografias em filme preto e branco (depois digitalizado).

Exposição Traum, por Raul Krebs.


Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments