Skip to content

15 de julho de 2016

Stefano Schirato: Olho por olho

 

 

Na Albânia, a fragilidade do Estado nas décadas que se seguiram ao fim da União Soviética levou o país a um resgate de leis tradicionais do seu passado tribal. Entre elas, o direito de uma pessoa se vingar de um assassinato matando um membro da família do assassino – artigo 7 do Kanun, espécie de código tradicional albanês. O ensaio Eye for an Eye [Olho por olho], do fotógrafo Stefano Schirato, traz à tona esse contexto.

 

 

 

 

Schirato conta que em torno de três mil famílias albanesas vivem num regime de isolamento voluntário, numa tentativa de evitar o destino trágico de vingança contínua entre famílias – em certos casos, fazer justiça com as próprias mãos é visto como uma obrigação pela comunidade. “Aqueles que não se vingam correm o risco de serem completamente excluídos”, afirma o fotógrafo.

 

 

 

 

“Para esse projeto, busquei retratar o impacto dessa situação na vida das famílias, especialmente na de seus membros mais jovens. Aqueles que são bem mais novos, de fato, passam o dia trancados em casa sem nada para fazer. Tentei encontrar famílias dos dois lados de um conflito, e me surpreendi ao encontrar algumas que ansiavam por vingança. Além desse sentimento, encontrei instabilidade emocional, raiva e depressão”, relata.

 

 

 

 

Nascido em Bolonha, Itália, em 1974, Stefano Schirato é graduado em ciências políticas. Desenvolve um trabalho voltado a questões sociais, tendo publicado suas fotografias em periódicos como Le Figarò e The Washington Post.

 

 

 

Comments are closed.