Skip to content

17 de janeiro de 2017

Janne Körkkö: cenas de Serra Leoa pós-Ebola

 

 

O ensaio Money State Community do fotógrafo finlandês Janne Körkkö mostra o dia a dia de um lixão em Freetown, capital de Serra Leoa. O local revela consequências não só da pobreza como também da recente epidemia de Ebola no país.

 

 

 

 

Ao longo de um mês, Körkkö conviveu com os frequentadores e habitantes do local – muitos deles, moradores de rua e ex-combatentes infantis em conflitos da região. O trabalho é repleto de perigos devido ao contato com o lixo e também pelos crimes que acontecem no local.

 

 

 

 

A vida de muitas dessas pessoas se dá a maior parte do tempo no lixão, sendo normal os encontros para consumo de drogas à noite – momentos de uma “folga” em um lugar absurdo para se viver. A rotina dos habitantes do lixão ainda tem outro componente sórdido: cadáveres são levados ao local por famílias que não têm condições de pagar um enterro. Tudo isso somado ao temor de novas contaminações pelo Ebola.

 

 

 

 

Além de fotógrafo, Janne Körkkö também produz vídeos documentais. Seus trabalhos focam principalmente em questões de vulnerabilidade social.

Comments are closed.