Skip to content

1 de abril de 2016

Antonio Faccilongo: a espera das mulheres palestinas

 

 

Um olhar em direção a uma das consequências do conflito entre israelenses e palestinos no Oriente Médio é apresentado pelo fotógrafo italiano Antonio Faccilongo no ensaio (Single) Women. A série retrata histórias de mães, filhas e esposas de presos políticos palestinos que estão em prisões de Israel.

 

 

 

 

“Ao aguardar o retorno de seus companheiros, essas mulheres lutam para ajudar suas famílias, econômica e emocionalmente, encontrando-se, muitas vezes, com muitas crianças para criar”, conta o fotógrafo. “Me intrigava pensar em como a vida delas ficava em suspenso durante essa espera”, completa.

 

 

 

 

A suspensão mencionada por Faccilongo é sugerida nos parênteses do título (Single) Women – uma indicação de que o distanciamento das famílias seja, talvez, provisório. Nas imagens, além da postura de recolhimento das mulheres, chamam atenção os detalhes da decoração das casas e o vazio que preenche os espaços domésticos ao redor das fotografadas.

 

 

 

 

Fotojornalista, Antonio Faccilongo vive em Roma. Estudou Comunicação, com mestrado em Fotografia, e passou então a se dedicar ao trabalho documental, cobrindo questões sociais e políticas na Ásia e no Oriente Médio. Suas reportagens já foram publicadas em periódicos como Le Monde, L’Espresso e The Guardian.

 

 

 

Comments are closed.