Skip to content

5 de abril de 2016

Christian Vium: a pesquisa antropológica revisitada

 

 

Tendo como ponto de partida o trabalho dos antropólogos Frank Gillen e Baldwin Spencer, que investigaram a vida aborígene entre 1875 e 1912, o fotógrafo dinamarquês Christian Vium percorreu a região central da Austrália ao longo dos meses de maio e junho de 2014. A série The Wake [O velório, em tradução livre] coloca lado a lado fotografias suas e imagens da pesquisa seminal de Spencer e Gillen mantidas na coleção do Museu Victoria, em Melbourne.

 

 

 

 

“A ideia não nasce tanto do desejo de criticar visões evolucionárias um tanto datadas, e sim da descoberta desconfortável que a minha própria produção era, também, marcada pelo que vim a entender como uma visão estereotipada do Outro”, conta o fotógrafo.

 

 

 

 

“Busquei reencenar as imagens antigas de forma criativa, nos locais onde foram originalmente obtidas. Quis convidar aquelas pessoas retratadas a trazer seus pontos de vista e ideias para o processo”, explica Vium. O luto era um dos principais assuntos do fotógrafo com as populações aborígenes, devido à precariedade de suas condições de sobrevivência – a expectativa de vida dos aborígenes é vinte anos menor que a média australiana.

 

 

 

 

O projeto completo de Vium inclui reencenações de fotografias da pesquisa antropológica na Amazônia brasileira e no extremo leste da Sibéria. O objetivo, conta o fotógrafo, é desenvolver uma técnica étnico-estética de crítica cultural,  mesclando “as disciplinas da prática artística e da etnografia, de modo a reconhecer a importância crucial da experimentação e dos ‘erros’ como elementos produtivos na arte contemporânea e na produção de conhecimento”.

 

 

 

 

Nascido em 1980, Christian Vium vive em Aarhus, Dinamarca. Com pós-doutorado em antropologia social, investiga as intersecções entre práticas documentais, artes e ciências sociais, tendo trabalhado em parceria com os mais variados profissionais – de antropólogos e historiadores a jornalistas e diretores de cinema. Já recebeu importantes prêmios relacionados a seu campo de atuação e exibiu fotos e vídeos em diversos países.

 

 

 

 

 

Comments are closed.